” A Moura do Castelo Velho”

                                                                     
                                             

   Junto a duas azinheiras que ainda existem perto do Castelo Velho, que foi em tempos uma antiga fortaleza islâmica, vive uma moura encantada,  transformada em serpente que guarda um tesouro…
  No tempo do Rei D.Sancho II (1240) o castelo terá sido conquistado aos mouros por D.Rui Gomes,de forma pacífica.Aí encontrou o ex-Alcaide mouro e a sua sobrinha Zuleima, prometida ao jovem mouro Hassan que fugira para não assistir à derrota.
   D. Rui e Zuleima apaixonaram-se e foram felizes durante algum tempo. Certo dia, o cavaleiro português, convencido de que ía encontrar-se com um mensageiro do Rei ,foi levado a uma emboscada e apunhalado pelo próprio Hassan.
   O mouro levou Zuleima no seu cavalo e foi perseguido por quatro soldados. Os dois acabaram por ser mortos ao pé das duas azinheiras.
   Ainda há quem ouça o soluçar da Moura Zuleima ,chorando o seu amado Rui. Conta-se que, em noites de lua cheia, ela se transforma numa linda jovem e, em cima da azinheira, penteia os seus longos cabelos, à luz do luar…
   Diz a lenda que o candidato a desencantador da bela Moura, terá que lá aparecer numa noite de S.João, à meia noite – hora em que a Moura, transformada em serpente, vai beber ao Guadiana. Terá que ir armado apenas com um punhal e terá que acertar na enorme mancha negra que a serpente tem no dorso.
  Como recompensa, além da bela Moura terá também o tesouro…
    Até aos meus 18 anos vivi nesta linda terra-ALCOUTIM. Sempre ouvi contar esta lenda…Até hoje,ninguém se atreveu a desencantar a moura que, continua a chorar e a beber no rio nas noites de S.João.
 
 

One thought on “” A Moura do Castelo Velho”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s