” Algarve – ALCOUTIM – Beira Baixa “

 
 
 
 
 
   ALCOUTIM para mim era única. Só havia uma terra com este nome e era a minha. Eis senão quando, num passeio de Abrantes à Sertã, encontro outra Alcoutim. Olho para a placa, poso para a foto e, não resisto, vou até lá.
  Nos três carros que me acompanham, só eu me identifico com aquele nome no entanto, todos sabem porque quero conhecer aquele lugar.
  Chegamos e fico olhando num misto de admiração e encanto, aquele pequeno lugar de pouco mais de uma vintena de casas. Apenas uma rua que subimos em fila. No cimo, paramos. Aparece o Sr. Manuel Antunes de oitenta anos,seguido de perto pela esposa.
  A porta da adega abre-se logo para os homens e às senhoras recomenda-se a habitação. Pela porta entreaberta podemos ver as paredes cobertas de calendários e logo percebemos…Acabamos todos sentados na escadaria, bebendo e conversando, num alegre convívio que trouxe reminiscências do passado ao dono da casa.
  Havia outra Alcoutim, ele sabia. Já lá tinha trabalhado perto, na ceifa do Alentejo quando era jovem. Tinha sido um " ratinho das Beiras ",como eram chamados pelas moçoilas alentejanas. Diziam elas que eles só comiam pão e queijo…
  _Não gostavam de nós, os alentejanos. Eram tempos difìceis e nós íamos fazer baixar as jornas e tirar-lhes algum trabalho – dizia o sr. Manuel.
  Nesse tempo, chegado que foi ao Alentejo, escreveu à namorada que ficara na terra. Essa primeira carta foi parar, imaginem, a Alcoutim do Algarve.
  Assim, aprendeu que havendo outra, tinha que identificar melhor a sua:
  Alcoutim da Cumeada – Sertã – Castelo Branco.
  E nunca mais qualquer carta se perdeu!…
 
 
 

2 thoughts on “” Algarve – ALCOUTIM – Beira Baixa “

  1. ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´7øø´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´øo´´´´´´´´´´´7¶¶øø¶¶´´o¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶7o¶¶¶7´´´´´´1¶øoo¢o¢¶¶´´´´¶7´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¢¢o¶¢¶¶¶¶¶´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´¶7oo¶$¶7ooø¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶ooo7ø¶$7o¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶o¶¢o¶¢´´´´´´´´´´´´´´´´´¶7´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶oooø¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´7ø¢¶¶´1´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´$¶¶¶ø¶¶7´´´´´´´´17´´¶´o´´´´¶¶$´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´¶17´´´´¢¶´´´´´´´´1´´´´´´¶¶¶´´´´$¶¶o1´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´7¶¶¶o´´´´´´´´´´´´¶´´¶´´´´´´´´¶¶7´´´´¶¶¶o´´´´´´´´´´´777´´´´´´´´´´´¶¶¶´´´´´´´´´´¶´´´´$¶1´´ø¶o´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´o¶´´ø¶ø´´´´´´7¶´´´´´´´´´´´¶¶¶¶øoo¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´¶ø¶¶¶¶´´´´´´´´1¶¶¶¶´´´´ø¶´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´´¢´´´´¢¶o¶´´´´´´´´´´´´´´¶¶o´´´´o¶´´´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶¶ø7¶´´´´´´´´´´´´´´´¶¶7´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´¶¶ooo¢¢¢¢¢øo¶¶´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶o¢øøøøøø¢¢$¶¶¶¶ø17¶7´´´´1¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶ø¢¢øøøøøø¢¢ooø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´¶¶¢o¢øøøøøøøøøø¢¢¢7¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´¶¶¶¶ø¢¢¢øøøøøøøø¢¢¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´¶´´¢¶¶¶¶$ø¢ooo¢¢o¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¢´´´´´o¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´¶´´´1´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´7¶´´´´´´ø¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶¶7´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s