A tradição d’ “Os Maios “

                                                 
      
   Nos dias 1,2 e 3 de Maio às portas de Faro nas freguesias de Montenegro e Estoi, e ao longo da Estrada Nacional 125, revive-se todos os anos a Tradição dos Maios.
  Feitos, artesanalmente, por mãos hábeis são bonecos de tamanho natural, vestidos com trajes tradicionais e enfeitados com flores. Estão quase sempre acompanhados de quadras que satirizam a actualidade política e social.       Representam cenas do quotidiano das populações de outrora. Alguns adoptam as vivências dos tempos modernos e podem ver-se de óculos escuros, montados numa mota ou até de telemóvel…
   Os residentes fazem-nos com muito gosto, enfeitam as suas portas com folhas de palmeira e flores e aí colocam os Maios. Muitas vezes oferecem a quem passa figos secos, recheados com amêndoas e um copito de medronho…
   Os Maios dão um colorido muito especial a uma festa que se faz também de danças e cantares do Algarve.É também comum a participação das Tunas Académicas da Universidade do Algarve.
  Esta tradição personifica a Primavera e a Fecundidade e terá tido origem nos costumes da Roma pagã, estaria ligada ao culto da Natureza, em honra da Deusa Flora e de outras divindades.
 
 
      "Atacar o Maio"
  Logo pela manhã (há quem o faça em jejum durante todo o ano…),ataca-se o Maio com um copo da boa aguardente das Serras de Monchique e Caldeirão e uns figos secos…
  Esta energia revigora todo o santo dia… (diz-se!…)

3 thoughts on “A tradição d’ “Os Maios “

  1. Ainda bem que em certos locais a tradição ainda é o que era…
    E há pessoas como tu que as vão transmitindo para que não caiam no esquecimento.
    Muito interessante o teu blog, com lendas e tradições que muita gente nunca ouviu falar!
    beijinhos
    sandra

  2.  tive hoje a grata surpresa da tua visita,e desse comentario verdadeiro,ao primeiro de maio, nós os que temos memoria, sabemos das coisas, tentamos passa-las, é o nosso contributo, a nossa forma de tentar manter o que é bom, nao o deixando morrer.
    obrigado pela visita e pelo comentário parabens pelo espaço, voltarei com mais tempo visitar o teu espaço, comentar o que gostar,
    até sempre vgil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s