” A lenda do Almocreve de Estói “

        

  Estói é hoje uma freguesia do Concelho de Faro, a antiga "Santa Maria Ibn Harun" moura.
 Reza a lenda que…
…o almocreve José, conhecido por Ti Zé da Serra, calcorreava habitualmente, no seu burro,todos os caminhos e terras do Algarve.Um dia, ao passar junto das ruínas de Milreu (de origem romana), perto de Estói, encontrou uma bela moura encantada vestida com um manto de princesa que lhe sorriu. Fascinado, seguiu a moura até que ela chegou a um sítio onde bateu 3 vezes com o pé no chão e um alçapão se abriu. Desceram ambos por uma escadaria de mármore até uma sala enorme revestida a ouro, e onde a bela moura o deixou só por um instante. Pouco depois, apareceu acompanhada por um leão e uma serpente, seus irmãos encantados. A bela moura prometeu então ao Ti Zé da Serra, o Palácio e todas as suas riquezas se ele lhes quebrasse o encanto: Teria que ser 3 vezes perseguido e apanhado pelo leão, que não o mataria claro e…3 vezes abraçado pela serpente.Por fim a moura beijá-lo-ía retirando-lhe assim, os santos óleos do baptismo. No meio destas perseguições e abraços o almocreve ficaria num estado lastimável…O almocreve pediu-lhe para pensar e a moura deixou-o partir e deu-lhe 2 barras de ouro para lhe aguçar o "apetite"…
  O Ti Zé da Serra voltou para casa e tentou esquecer o episódio, mas passado pouco tempo, na sequência de uma maré de azares, começou a empobrecer ficando na maior das misérias! Decidiu então vender as 2 barras de ouro que tinha escondidas mas quando as olhou ficou cego…Como última esperança,resolveu consultar o melhor oftalmologista da cidade de Faro. Ao passar por Estói apareceu-lhe a moura que o acusou de ter faltado à promessa de lhe dar uma resposta. Só lhe poupou a vida porque ele nunca revelou a ninguém, aquele primeiro encontro.
  O Ti Zé chorou sinceras lágrimas de arrependimento, comovendo a moura que decidiu perdoá-lo devolvendo-lhe a visão. Conta-se que o almocreve nunca mais passou por Estói, onde ainda hoje a moura e os seus irmãos esperam por quem os  queira desencantar!
 
      Obs:Esta foi a lenda de hoje na minha sala de aula.
       A observação mais querida foi: " Talvez o meu pai conseguisse, não sei!."..

One thought on “” A lenda do Almocreve de Estói “

  1.    Olá
      Lindas as tuas lendas.
      Que delícia a citação final…
      " Talvez o meu pai conseguisse, não sei!…"
           Bjo // inês

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s