1950 – DIA MUNDIAL da CRIANÇA – 2007

                                       Dia Mundial da criança
 

    O Dia Mundial da Criança não é só uma festa. É um dia em que se pensa ainda mais nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fomes e discriminações.
   O 1º dia da Criança foi em 1950. Tudo começou depois da 2ª Guerra Mundial em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e China tinham péssimas condições de vida.
  As crianças desses países não eram devidamente alimentadas e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Muitas crianças nem tinham pais!
  Como não tinham dinheiro muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar.
  Em 1946, um grupo de países da O.N.U. começou a tentar resolver este problema. Foi assim que nasceu a U.N.I.C.E.F. (organização que se dedica à defesa dos direitos da criança).
  Mesmo assim era difícil  a luta em  que se empenhavam… Nem todos os países do Mundo estavam interessados nos direitos da criança!
  Foi então que em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nacões Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o Mundo. Este dia foi logo comemorado no 1º de Junho desse ano.
 
 Com a criação deste dia, os estados membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente de raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a:
   * afecto, compreênsão e amor
   * alimentação adequada
   *cuidados médicos
   * educação gratuita
   * protecção contra todas as formas de exploração
   * crescer num clima de PAZ e FRATERNIDADE UNIVERSAIS.
 
  A 20 de Novembro de 1959, várias dezenas de países que fazem parte da O.N.U. aprovaram a DECLARAÇÃO UNIVERSAL dos DIREITOS DA CRIANÇA.
 
  Quando esta declaração fez 30 anos, em 1989, a O.N.U. aprovou a " Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um conjunto de leis que dizem respeito à forma como os governos devem trabalhar para que as crianças gozem os seus direitos. Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou uma LEI INTERNACIONAL.
 
   ( Trab de pesquisa da Turma das Carochinhas)
        Net / site Júnior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s