Parque Natural da Ria Formosa

 
 
 
 

  São 2 as Penínsulas e 5 as Ilhas que integram o Parque Natural da Ria Formosa: A Península de Manta Rota e a Península do Ancão (incorrectamente chamada ilha de Faro), as Ilhas de Cabanas, de Tavira, da Armona, da Culatra e a Deserta onde se situa o Farol de Santa Maria.
  O objectivo desta visita é dar a conhecer o Parque Natural e incutir nas crianças o amor pela Ria Formosa e a sua preservação.
  Partimos do cais da Porta Nova em Faro. Ao longo dos canais e esteiros da Ria Formosa, o Catamaran "Praia das Conchas" vai deslizando…
  Há uma contadora de histórias que quer ser fada…mas não uma fada qualquer! Quer ser uma Fada-Palhaço. Vai contando histórias ,cujas personagens andam por ali…o Corvo Marinho e os Robalitos, o filho do Mariscador, as Cegonhas, os Flamingos, os Ostraceiros e os Bivalves…
  A chegada à Ilha Deserta faz-se com grande entusiasmo. É uma ilha totalmente desabitada, cheia de dunas onde as aves fazem os seus ninhos e criam os seus filhotes, em paz e sossego!
  A praia está repleta de conchas, tantas conchas de todas as cores e feitios : de ameijoas, de berbigões, de ostras, de lingueirão, de mexilhão e outras que não sabemos o nome…O areal estende-se a perder de vista…Que sossego!…
  Alegremente, extasiados com tamanha liberdade, correm  e saltam…
  A viagem abriu-lhes o apetite e páram para comer as suas merendas. Espalham-se pela praia e, num desassossego constante, vão comendo…Estão impacientes e têm fome, mas não querem perder muito tempo…
  Seguem-se as brincadeiras e os jogos. O jogo das conchas foi um sucesso: São-lhes mostrados 4 exemplares de conchas que eles têm que fixar bem.
  _UM-DOIS-TRÊS…
  Numa corrida desenfreada vão para a beira de água. A maré da noite depositou aí centenas de conchas e, um a um, foram chegando com os seus tesouros.Todos demonstraram ter uma excelente memória visual…
   No final, cada criança pôde levar para casa a concha que achou mais bonita!
   Uma só, apenas uma!…
 
   "Uma foto, conta mais do que 1000 palavras…"
               "A turma das Carochinhas foi passear…"
 

One thought on “Parque Natural da Ria Formosa

  1.   Olá Princesa Gilda!!
     Durante praticamente 15 anos seguidos passei todos os anos duas semanas de férias no Cabo de Santa Maria ( ilha do Farol )…. Foi ai que fiz muitas das minhas primeiras descobertas visto que a primeira vez que fui passar férias com os meus pais á Ilha do Farol,tinha apenas 9 meses…..
     Acho toda a sua envolvência lindissima….. 
    Já não vou lá há alguns anos…. Espero regressar em breve….
     Mas uma coisa lhe digo há odores, que ainda hoje, sempre que os cheiro digo para mim….. Este  cheiro lembra-me a Ilha do Farol
     Um beijinho
     Moranguita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s