A “minha experiência” com Crianças Índigo (?)

 

 Crianças Índigo ( cont.) 

   Crianças Índigo

  

  Durante toda a minha actividade pedagógica que já vai em mais de 30 anos, devem ter-me passado pela vida algumas crianças com estas características, mas foi nos últimos 8 anos que " despertei " para este "reconhecimento" das Crianças Índigo e Cristal.Não tenho formação para as identificar no meio dos seus pares, mas é o meu dia-a-dia que me vai ensinando…
 
    1º caso:
   Em 2001/2002 tive um aluno, vou chamar-lhe Pedro (nome fictício), que apresentava todas as características das crianças índigo mencionadas na entrada anterior. Tinha dificuldades de concentração/atenção com uma hiperactividade muito acentuada… Quando chegava a hora da Língua Portuguesa, estávamos na aprendizagem da Leitura e da Escrita, ele perguntava:
_Professora, posso ir para o estrado contigo?
_Podes,vem cá… respondia-lhe eu.
  Ao meu lado,enquanto eu explicava, a olhar para mim e para os colegas o Pedro aprendeu a ler num ápice.Atento e concentrado o Pedro não perdia nada da aula.Na Páscoa  escrevia e lia sem quaisquer dificuldades. E agora para aprender o resto?…A Matemática, o Estudo do Meio?…eram matérias de que não gostava, dizia ele…Na Expressão Plástica o Pedro não fazia nada de jeito…Na Expressão Dramática o Pedro era um génio…ele adorava representar. Na Educação Físico-Motora, ao contrário da maioria dos seus colegas, ele não cumpria regras, perdia-se nos jogos,enfim…de tal maneira que os colegas nunca o queriam na equipa.
  Ao longo do ano, foi sempre manifestando muito interesse pela aprendizagem da L.P. e da Exp. Dramática e aí era um génio. Nas outras o Pedro era…" uma nulidade…" , desligava completamente e entrava no seu mundo de desatenção e desinteresse…sempre que as aulas começavam…
  No final do ano mudou de cidade e nunca mais soube nada do seu percurso escolar.
 
    2º caso:
   Neste ano lectivo anterior, voltei a ter outra "criança índigo", digo eu…
   Recebi a turma no 2º ano de escolaridade e, na sua grande maioria, já todos tinham adquirido a técnica da Leitura e da Escrita. Segue-se a consolidação dos dígrafos – lh,nh,ch,ss,rr…etc…
  Tenho então uma nova aluna, a quem chamarei Ana, cuja mãe na primeira reunião de Pais me diz: 
  _A Ana não sabe nada…ela ,no ano passado,negou-se a aprender!…
  Eu, de facto, já conhecia o Processo Individual da aluna e tinha tomado conhecimento da situação e também de que era uma menina muito teimosa, que não cumpria regras, muito mandona, não estava atenta/concentrada mais do que 2 minutos, andava sempre em pé, de personalidade muito forte, muito problemática com os colegas…e também com a professora,etc…
  Nunca tinha encontrado ninguém que se negasse a aprender, ao longo da minha vida profissional, e pensei que tinha ali uma mãe que estava a ver com o coração e não com os olhos…
   No 1º ano de escolaridade ninguém reprova, é assim por Despacho Ministerial, e eu tinha uma turma do 2º ano, segundo a lei. Claro que, temos sempre 3 ou 4 alunos a quem é necessário voltar a dar conteúdos do ano anterior e vão fazendo as suas aprendizagens a um ritmo mais lento. Com  a Ana iniciei todo o programa do 1º ano. Isto aconteceu depois de ter uma conversa franca com ela. Decidimos que ficaria na frente e que iria comprar livros novos, mas do 1º ano.Aceitou muito bem, ela é esperta e compreendeu que teríamos que começar do princípio em L.P. e Mat.
  Resumindo: A Ana, tinha de facto negado as aprendizagens no ano anterior.
             Foi sempre uma menina teimosa, irrequieta, hiperactiva…mas interessou-se, aprendeu e gostou da escola.
 Regras? Muitas dificuldades no cumprimento das mesmas,mas entendeu que na vida há regras para tudo e lá as ía cumprindo uns dias melhor, outros pior…Quanto a mim, fiquei feliz!… Tive sorte… Engraçou comigo…
 
     Sempre notei nestes dois alunos " um crescimento e um amadurecimento invulgares…." no que falavam, nas conversas que tinham comigo, pareciam " demasiado crescidos…", havia ali qualquer coisa que me transcendia…
Tinham  6 e 7 anos…e, se por um lado eram alunos com baixo rendimento na maioria das áreas, por outro demonstravam um saber e um interesse excepcionais…
 Seriam ÍNDIGOS ?
 Não sei… Só sei que eram alunos especiais…excepcionais…diferentes!…
 
 …O Sucesso dos seus alunos
                 é o que de melhor um professor pode ter
                                                       no final do ano lectivo…      
 
      Nota: A foto que ilustra esta entrada não é dos meus alunos,
 é uma imagem Photobucket e,tal como os meus, estes terão 7 anos…
…uma foto bem representativa da turma das Carochinhas!…
 
 
 

10 thoughts on “A “minha experiência” com Crianças Índigo (?)

  1. Boa noite!!! querida e doce amiga!Nada é mais importante que a vida!Nada substitui a alegria do amor…Mesmo quando tudo aponta para lugar nenhum…É nessas horas que tiramos forças!De onde pensávamos nada mais existir, descobrimos o poder maravilhosoQue há dentro de nós!E assim, apoiado nos amigos.Aqueles que sempre estão ao nosso lado!Vemos ressurgir a esperança.Nunca desista de tentar…Nunca desista de amar…Nunca desista de ser feliz…Faz parte da vida Viver!Saiba que sempre terá um amigo!Para lhe dar a mão…Que nada lhe cobra…Mas sempre estará ao seu lado!Você faz a felicidade acontecer…Uma ótima sexta-feira, iluminada, beijokas em seu Coração…   

  2.  olá amiga, gostei de ler, esta linda "história", meus olhos ficaram molhadinhos, fiquei comovida, porque adoro crianças. Em relação ao que escrevi era forte a escrita, mas não linda, não era verdadeira.
    Mas deixo aqui um aparte, mesmo que nosso vá, não sei para onde, sentimento e lembrança fica eternamente
    beijinho bom fim de semana
    maria

  3.  Gilda, amiga, muito interessante as suas postagens. Com  certeza, ha aí merito seu, visto que me parece exelente educadora, e qdo se tem um carisma muito grande, as crianças (alunos)captam rapidinho e correspendem as espectativas. Crianças índigos…muito interessante. Bjs amiga, tenha um ótimo fds e fica com Deus.

  4. OLA AMIGA!
    QUE ENGRAÇADO…NÃO SABIA QUE SE CHAMAVAM Índigo…tenho conhecimento…
    de algumas crianças mas não sabia os seus " sintomas "…
    um beijo para ti…uma boa semana
    deixo-te um soneto de um poeta que gosto muito,
    e leio muita coisa dele é bom mas um desassossego
    para muita gente ehheh
    beijinhos
    madalena
     
     
    Não sei aonde estás neste momento,e o que fazes dele e com quem estás,já que por mim só me resta o ténue ventoe o sabor destas horas, tristes e más!
    Provei o sal amargo das salinas,e o Sol quente, tórrido, do deserto,enquanto tu pisavas areias finasao sabor desse Mar ai tão perto!
    Se tu visses o final do firmamentoconfundindo entre a terra e o Céue à noite, caindo estrelas ao relento,
    talvez, sentisses a dor e o tormentoquando não há água, pão, alimento,como alguém que por aqui se perdeu!
    Joellira

  5. CIAO BELLISSIMA
    OGGI MI SERVE UN TUO PICOLLISSIMO FAVORE
    SICCOME AD UN MIO AMICO GLI HANNO CHIUSO IL BLOG
    E PUTROPPO HA PERSO TUTTTI I SUOI CONTATTI
    ADESSO SI RITROVE CON UN NUOVO SPACE E CON POCHI AMICI
    SAREI FELICE SE TU CI ANDRESTI A FARE VISITA MAGARI DIVERETE
    QUESTO è IL SUO LINK http://sogniprofondi.spaces.live.com/
    NON MI RESTA CHE AUGURARTI UNA SBALORDITIVA GIORNETA
    ACCOMPAGNATA DA UN BACIO ALTRETTANTO SBALORDITIVO
    BY CARMELO

     
    P.S. DIGLI CHE TI MANDA CARMELO QUELLO SBALORDITIVO HAHAHAHAHHA
     
     
      

  6.  

    ciao 
     grazie per essere passata dal mio amico mauro sapevo che potevocontare su di teil suo blog da oggi e tornatopieno di amici e questo grazie a te ti lascio un bacio SBALORDITIVO !!!!e ti auguro una buona serata ciaooooo ed ancora GRAZIE !!!!!
     
    ha dimenticavo se ti va di aggiungere una foglia alla mia foresta basta cliccare          
                                          QUI !!!!  
       

  7.   _…_ …_(… (  …).._   (_….__…_) _(.. (  …)  /(_…._)(_…._…_)\ // / / / / | \ \ \ \  / / / / | \ \  \/ /  /  /  | \  \  \ ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥ ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥♥  ♥    ♥   ♥ ♥ ♥   ♥ ♥   ♥ ♥   ♥   ♥   ♥   ♥ ♥   ♥   ♥   ♥    ♥   ♥  ♥It’s raining hearts
    bom fim de semana
    madalena 

Deixe uma Resposta

