Alcoutim /CARLOS BRITO – Cadeia Forte de Peniche – 1962

 

ALCOUTIM  

     Para a minha terra, este espaço no meu cantinho… 

Este poema é-lhe dedicado e foi feito por um filho da terra num tempo em que se tolhiam as liberdades dos jovens…  

Num tempo em que querer ser livre era crime…  Num tempo que espero, não volte NUNCA MAIS!… 

 

      

 

ALCOUTIM

 

   

Vai-se engelhando

O teu pequeno rosto

Que nunca foi sem rugas

 

Como os pardais

Os moços

Alçam as asas vão

Ao Norte e ao Sul

As searas germinam

Como em ti as ruínas

Castanha que te vais pilando

Num abandono lasso de luar

 

Ficam-te os cardos

Nos cerros ressequidos

Os aloendreiros nos barrancos

Romãzeiras canaviais à beira de água

O rio tal um grande lago

Entre duas curvas

A juntar e separar tua irmã andaluza

Ficam-te os barcos  esparsos

Encalhados nos juncos

Como uma promessa

Para quando?

 

Minha avó luarenta

Fica-te o silêncio

Esse olhar de velhinha

Sabida em bruxarias

As pedras antigas

Com musgo da história

A moura encantada

Os pardais velhinhos

 

Ficamos-te nós

Para voltar um dia.

   

Carlos Brito

Cadeia do forte de Peniche – 1962

 

 

 

O Poeta, deu asas ao pensamento e, foi até lá…

 Que condão tens tu que sem amarras nos prendes, assim, a ti?!…

 

 

 

17 thoughts on “Alcoutim /CARLOS BRITO – Cadeia Forte de Peniche – 1962

  1.   E eu tinha 8…em 1962.
      Nessa época eu não o conhecia, como o havia de conhecer se ele não podia visitar Alcoutim, que tanto amava… Anos passados, já mais crescida recordo as primeiras impressões da ditadura,ouço com o meu pai às escondidas a Radio Argel às tantas da manhã, ouço falar dele e, sinto um grande orgulho…por ele ser da minha terra. Ainda hoje sinto…
      Hoje, vive em Alcoutim, a terra que sempre amou e para onde regressou assim que pôde.
     Espero poder encontrá-lo lá por muitos anos, ainda!

  2. Esperemos que ele se mantenha por ali muitos anos e que eu ainda vá ter o prazer enorme de o conhecer…
    Por vezes vou a Alcoutim e viajo por essa toda a zona em serviço e… sou amante das coisas da terra…já visitei no sítio do Pereiro a sra que tecia o linho…e muitas outras coisas, mas isso com o decorrer do tempo virei contar-te
    Beijinhos e parabéns pelo teu espaço

  3. Nossa que felicidade me deixou em saber que fez um clipe no Movie Maker,adoro quando vocêfaz algo,pois como eu havia dito você tem don e tudo fica lindo continue fazendo essas maravilhas.Desejo que tenha uma linda segunda maiga.Espero que esteja bem.
     
    “Viver é…“será apenas respirar oxigênio?será apenas o bater do coração?Ou será que viver é aproveitar intensamente a vida?Sim,o que entendemos por viver?Viver é amar…Viver é sofrer…Viver é sorrir…Viver é dar…Viver é receber…
    Amando o próximo como a nós mesmos, sofrendo com nosso semelhante a sua dor,sorrindo para aquele que já esqueceu de sorrir,dando um pouco de nós mesmo a quem nada tem…Viver é uma maneira maravilhosade aproveitar este dom maravilhoso que é a vida, e não passar pela vida em tal alheamento que ao chegar ao fim nem se sabe que viveu.
    Sim, isto é viver… !!!
     
    (¯`v´¯)`•.¸.•´¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)(¸.•´ (¸.•´ .•´¸¸.•´¯`•->Com carinho da amiga Hidra

  4. ﻉﻶﻶஃჱﻶﻉﻶΞΞΞΞΞΞΞΞΞﻶﻉﻶஃჱஃﻶﻉﻶΞΞΞΞΞΞΞΞΞﻶﻉﻶஃჱஃﻶﻉﻶQuero que saiba que pessoas tão especiaiscomo você, estão sempre prontaspara fortalecer a união fraterna.Eu procuro olhardentro dos corações das pessoas,porque sabemos que é de láque extraímos o que temos de melhor.Obrigado pela atenção e pelo carinho dedicado.Tudo o que fazemospensando em ajudar ao próximo,pela própria lei da natureza,nos é devolvido em dobro.Só entendemos direito o milagre da vidaquando deixamos que o inesperado aconteça.
    Bjs carinhosos, que DEUS te abencoe sempre!!Muito obrigada pelo carinho e atenção!Tenha uma linda semana!ﻉﻶﻶஃჱﻶﻉﻶΞΞΞΞΞΞΞΞΞﻶﻉﻶஃჱஃﻶﻉﻶΞΞΞΞΞΞΞΞΞﻶﻉﻶஃჱஃﻶﻉﻶ

  5. GOOD MORNING!!!!! HEHE
    Experimente hoje…Agradecer a Deus os benefícios da vida e valorizar os recursos do próprio corpo.Trabalhar e servir além do próprio dever, quanto lhe seja possível.Observar, ainda mesmo por instantes, a beleza da paisagem que lhe emoldura a presença.Nada reclamar.Experimente hoje…Comentar unicamente os assuntos edificantes.Refletir nas qualidades nobres de alguma pessoa com a qual os seus sentimentos ainda não se afinem.Falar sem azedume e sem agressividade na voz.Experimente hoje…Ler algum trecho construtivo.Praticar, pelo menos, uma boa ação, sem contar isso a pessoa alguma.Cultivar tolerância para com a liberdade dos outros sem atrapalhar a ninguém.-Atendamos diariamente a semelhante receita de atitude e, em breve tempo, realizaremos a conquista da paz
    BEIJOKAS DAS BOAS!
    COM TODO MEU CARINHO…ANNA

  6. Amizade, mais que sentimento, um dom a ser cultivado noaltar abençoado de nobres aspirações. Enquanto outros sentimentos se desvanecem na poeiradas ilusões, a amizade permanece, independente de vendavais, guerras, ameças, tormentas ou covardias.Amizade não se tem, preserva-se. Pode não estar nodia-a-dia, mas sua presença é constante; seu apoiosupera barreiras intransponíveis. A amizade não limita, abre espaços, ilumina caminhos. É humilde, boa e calorosa, atributo dos corações elevados, sem pré-conceitos, amando eservindo sempre, independente \’de\’…Aos meus amigos, com todo meu carinho,não somente pelo Dia Internacional da Amizade, maspor todos os dias, meses e anos contruindo estemarco abençoado chamado Amizade!

     
    • ₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
      Com carinho da amiga Hidra

  7. ENQUANTO HOUVER UMA O ESPÍRITO DE
    UMA CRIANÇA DENTRO DE NÓS,SEMPRE HAVERÁ
    ESPERANÇA PARA UM MUNDO MELHOR.TENHA UM
    LINDO DIA DAS CRIANÇAS E FDS DE MUITA PAZ.
    OBRIGADA PELO CARINHO E PALAVRAS TÃO LINDAS.
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS 1000!!!
     
                                                     TERNURA
     
                                                          SANDRA AVELAR*****

  8.  
    Olá!
    Encantada com a tua visita ao meu espaço e é com muito gosto que te visito também.
    Lindas as tuas palavras… tão verdadeiras!!!
     
    Alcoutim, adoro lá ir… moro a poucos kms.
     
    Beijo imenso
     
    Alma

  9. Obrigado Mari, pela visita e pelas palavras!mas nunca se pode viver o mesmo sonho duas vezes, aceito a vida e as suas consequencias!as minhas saudades,fazem-me recordar mas ás vezes é duro de mais!obrigado pela visita a Alcoutim pelo corridinho e as vistas maravilhosas do Guadiana, e por essa maravilhosa poesia, bem hajas.
                                                                beijo vitorio gil

  10. m sonho! Pode ser algo, lindo! de se sonhar, também quiçá aterrador! Pode ser, beleza, tristeza, amargura! Até amor, um sonho pode ser tudo! O que um homem quiser! Segundo Luther King, eu tenho um sonho! Para poderes sonhar precisas ter! sonho! Sonhar até poder! Não teria sentido não ser assim! Faz-me um favor, aliás um grande, grande favor! Se eu não puder sonhar! Sonha, sonha por mim.
    Quando sonho, que vou sonhar! Preparo um lindo sonho! Escolho ingredientes: ponho tudo no meu sonho! Para sonhar! Só que depois, ao sonhar! Os factos são diferentes! Já não existe, o sonho original! Foi o sonho trocado que saiu! E digo puta que o pariu! tu não és meu! Já foste sonhado! Volto ao principio, componho um novo sonho! Eu quero, eu mereço, o sonho original! Então sou confrontado, onde estás tu! O que foi que fiz mal, porquê? Não saiu o meu sonho sonhado! Estou ultrapassado, será que tem remédio! Mesmo em Portugal, poderei sonhar! Terei espaço para o sonho! Vou excluindo ingredientes! Caminhos, homens, coisas diferentes!
    Volto a querer, a querer sonhar! Vejo o sonho longe, longe, cada vês mais longe! Penso, não, eu não posso, não vou ter tempo! já não o consigo alcançar! Me fico pelo sonho já sonhado! Aquele acalentado, requentado pelo tempo! Um sonho imtemporal! Que ficará!   ficará como um marco! E que mesmo assim perdura! Essa loucura, é nossa! Um sonho de igualdade, fraternidade, um sonho de amor! Que aquece a alma dos homens! Como se fora uma flor! Um 25 de abril! Morando na alma da gente! Esse sim, já foi vivido! Já foi sonho! mas está vivo, e será sempre, sempre diferente
                                                       vitóriogil  

  11.  
     
    "A amizade surge quando aprendemos aadmirar as qualidades de algumas pessoasque com sua simples presençaconseguem nos fazer felizes…Quando Deus fez o mundoespalhou por ele pessoasmaravilhosas e nos deu a missãode encontrá-las…Cumpri a minha, te encontrei…"
     
    • (¯`·.·´¯) (¯`·.·´¯) *`·.¸(¯`·.·´¯)¸.·´ ¤ º° ¤`·.¸.·´ ¤ º° ¤`·.¸.·´`*.-·♥♥  Com carnho da amiga Hidra

  12. Desejo que su dia seja lindo como você.
    ALIMENTANDO O AMOR
     
    Uma amiga, balconista da seção de cosméticos de uma grande loja de departamentos me conta que um dia notou um rapaz a observar umas caixas de sabonetes expostas e ela se ofereceu para ajudá-lo.  Ele aceitou a ajuda dizendo que desejava comprar uns sabonetes finos para presentear a esposa.  Por fim, ele escolheu uma caixa bem vistosa e pediu para que ela fizesse um embrulho bem bonito.  Uma semana depois, a balconista notou que o mesmo rapaz estava em outra seção da loja olhando artigos para senhoras. Curiosa, dirigiu-se a ele e lhe perguntou se a sua esposa havia gostado dos sabonetes que ele comprara outro dia.  – Bem, ela ainda não os achou. Foi essa a resposta seguida de uma explicação e de um sorriso. – Veja senhorita:  Eu tenho um plano… Sempre escondo algo para que minha mulher encontre sem esperar…  Creio que ela encontrará os sabonetes na próxima semana, quando for limpar a despensa… É uma surpresa para quebrar a monotonia do serviço caseiro… concluiu o jovem esposo.  
     
    ╬╬╬╬╬╬╬ Com carinho da amiga Hidra ╬╬╬╬╬╬╬

  13. ALMA NUAVandaMoldei meus gestosRasguei minhas vestesAo transpor barreiras.Divorciei-me do realVesti meus sonhosTransformei-me em palavrasE, vagamenteDeixei que a verdadeMe denunciasse.Num mundo que não é segredoE nem fantasiaMe desnudeiDespojei-me do todoPara nascer de novo.
     
     
    Boa semana amiga
     
    Mil beijos
     
    **Anna**

Deixe uma Resposta

