O Natal em Portugal

 

Usos e costumes

 

 

 

O Natal é, sem dúvida, uma das celebrações mais complexas do calendário português, no qual se observam elementos de cultos solsticiais e dos mortos, cerimónias da liturgia cristã comemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros.

Actualmente, devido a uma crescente globalização, o Natal português começa a ser influenciado por outras culturas, sobretudo através dos filmes americanos, um dos factos que comprova este tendência é a substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes; os  tradicionais presépios, que representam o nascimento de Cristo (e que constituem um dos motivos mais notórios da estatuária popular portuguesa) têm agora de coexistir com a árvore de Natal, de origem certamente germânica. Contudo, isto não quer dizer que as tradições natalícias portuguesas desapareceram!

 

No dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, tem lugar a ceia de Natal (chamada de consoada); nesta serve-se o tradicional bacalhau  e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos,filhós etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite.

No próprio dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas,em algumas zonas do país no almoço do dia 25 é servida a tradicional roupa-velha, feita com os restos da consoada do dia anterior.

Um costume já quase esquecido é o de durante a ceia do dia 24 se evocarem os familiares mortos, com o seu lugar à mesa…

  Em certas zonas queima-se cepo do Natal, particular (nos lares), ou público (nos adros das igrejas), à volta do qual se cantam canções tradicionais portuguesas.

 

 

 

3 thoughts on “O Natal em Portugal

  1.                  .——-.               ( #-. . . .\’`\\                \\  #          |             _  )"====" | _           (_`"======"`_)             /`""""\’\’\’"""`\\            |               o _o\\            |                 (_>|             \\            \’.___/—#               \’.          ;-._:\’ \\                 )`===| <)_/     __      .—""`==== `–\’ \\__.\’   `|                 /                       ()\\            /                 \\___ .. —               \\ _  .-\’                           |                    () |                                 ;                         ;                              \\                  ()/                                \\             \’.  /                      _.\’`\\             `;                          (        `\\            \\_         \\       .-`\\            `\\           \\___)   `.______.\’ 
     
    Boas Festas e muita PAZ
     
    Beijo imenso
     
    Alma

  2. O Natal tem para mim um significado que se mistura à minha infância em minhas melhores lembranças até o dia de hoje; minha mãe, hoje a matriarca da família, mantém a mesma tradição, que por ser tradição nem por isso é algo ensosso, as famílias se reúnem; trocamos presentes, tudo igual de uma certe forma, com uma espetacular diferença: podemos dizer: Mais um ano se passou e ainda estamos juntos. Que no teu Natal, que não falte o assado mas que não falte nunca o abraço; que não falte o bom vinho mas que não falte nunca a renovação do amor e da concórdia. Que bela música você selecionou! eu aprecio tudo isso! Na semana que vem, verei meus irmãos em Nova Friburgo , a 2 horas do Rio; é sempre um encontro novo, nos vemos mais velhos, isso é verdade;  mas felizes por cremos que neste ano nós vivemos. Viu? bastou  teu blog e já perdi conta do tempo!!! bjos

  3.  
       Há uma coisa que nunca se perderá , a ceia …
       Nunca iriamos desistir dos comes e bebes hihihi …
     
       Um bom Natal para ti e todos os teus amiga !
     
       Beijinho !!!!
     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s