Historia antiga / Miguel Torga

 

Era uma vez, lá na Judeia, um rei.

Feio bicho, de resto:

Uma cara de burro sem cabresto

E duas grandes tranças.

A gente olhava, reparava e via

Que naquela figura não havia

Olhos de quem gosta de crianças.

 

E, na verdade, assim acontecia.

Porque um dia,

O malvado,

Só por ter o poder de quem é rei

Por não ter coração,

Sem mais nem menos,

Mandou matar quantos eram pequenos

Nas cidades e aldeias da nação.

 

Mas, por acaso ou milagre, aconteceu

Que, num burrinho pela areia fora,

Fugiu

Daquelas mãos de sangue um pequenito

Que o vivo sol da vida acarinhou;

E bastou

Esse palmo de sonho

Para encher este mundo de alegria;

Para crescer, ser Deus;

E meter no inferno o tal das tranças,

Só porque ele não gostava de crianças.

 

   ( Miguel Torga )   

 

Miguel Torga é o pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha.

Nasceu em S. Martinho de Anta (Sabrosa), pequena aldeia de Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real,

a 12 de Agosto de 1907 e morreu em Coimbra, a 17 de Janeiro de 1995.

 

9 thoughts on “Historia antiga / Miguel Torga

  1. •*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*••*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•
    Com, o borbulhar do champanhe e os fogos de artifício, anunciam a chegada de um novo ano. É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e perdas e retomar o caminho de uma vida feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que de fato queremos ser plenamente felizes. Viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último! De que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.O novo ano é hora de nascer, de florescer, de viver de novo.
    E para o ano que se avizinha desejo-te tudo aquilo que mais desejas….
    …a dobrar!!!!
    Beijos doces
     
    **Anna**
     
    •*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*••*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

  2.  

    2007 já lá vai,
    2008 está a chegar.
    Com ele venha a concretização
    de todos os seus sonhos.
    E não esqueça:
    “Continue a acreditar em seus sonhos,
    Pois é através de seus sonhos
    Que moldará a sua realidade.”
    (João Rito)
     
    Obrigado pela visita e o comentário
     
    BOM ANO 2008

  3. Querida…agradeço do fundo do coração o teu carinho p comigo!!! Sabes que te admiro muito, tua amizade veio numa hora que eu estava
    super frágil…obrigado mil vezes !!!! Te desejo para o ano novo toda a felicidade possivel e que realizes todos teus sonhos.
    Seja feliz sempre!!!!
    Mil beijos…

  4. ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪
     
    Podes ter o cabelo sempre da mesma corE manter os teus olhos como sempre quis verPodes falar em prosa ou em versos de amorContinuas pra mim o meu sonho e mulherPodes ser inocente outras vezes fatalTer uns dias cinzentos outros negros sem fimPodes ter mil sabores ser meu bem e meu malSejas tu como fores sempre te digo assimNao mudes nada do que ésNem mudes nada do teu serTu tens tudo o que eu gostoTudo o que eu gosto numa mulherNao mudes nada do que ésNem mudes nada do teu serTu tens tudo o que eu gostoTudo o que eu gosto numa mulherPodes ter os teus lábios de sal ou de melE manter o teu corpo tal sereia do marPodes ser um desejo doce ou mesmo cruelQue eu serei sempre louco louco só por te amarNao mudes nada do que ésNem mudes nada do teu serTu tens tudo o que eu gostoTudo o que eu gosto numa mulherNao mudes nada do que ésNem mudes nada do teu serTu tens tudo o que eu gostoTudo o que eu gosto numa mulher
     
    Tony Carreira
     
    ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪ ♫ ♬ ♪
    * . * . * . * .** . * . * . * .** . * . * . * * . * . * . * .*Feliz 2008!* . * . * . * .
    Feliz Ano Novo! Com muita Saude, Paz e Amor!
    _____0___o__o_o__0_0__o___o__0____0_o___o___o__0_0___o___o__0____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0___00000o000o000o0_000o000o0000o0___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0_____0000o0000________00o000o0000______0000000___________000000000________00________________000000_______00___________________000______00______________________00_____00________________________00____00__________________________00_000000________________________000000 **************************************
    Ola Mari!!
    Tudo bem contigo? Espero que sim. Eu sinto-me melhor agora, a febre ja passou mas tive frio esta noite não dormi muito.
    Hoje vou ficar em minha casa a descansar, como todos os domingos.
    Passei para te desejar um Bom Domingo e um Feliz Ano Novo, com muito Amor, muita Saude, Paz e Felicidade!
    Beijinhos
    Cris.

  5. Olá minha amiga
    Esta é sem duvida a minha ultima
    visita venho agradecer toda a tua
    simpatia e doçura quando penso em ti
    sinto-me grata por ter conhecido mulheres
    amigas aqui neste mundo como tu…lindas e
    genuinas.
    Um beijo do tamanho do mar que amo.
    Feliz 2008

    (¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)……..|—.|… …….. |— |………..|000|… ……..|000|…                 ……..|000|… ……..|000|……….|000|… ……..|000|…                 ………\0/…. ………\0/…………..\\o/….. ………\\o/….. ………..||…… ………||……………..||…… ………||……  ………_||_…. …….._||_….
    um beijo de Madalena

Deixe uma Resposta

