A pensar na mulher…

 

Este escrito poderá parecer" fora de tempo"…

…mas é sempre actual!!! 

  

 

 

 

E os dias que se seguem ao 8 de Março?!…

  

Se, nos nossos dias, perante a lei da maioria dos países, não existe qualquer diferença entre um homem e uma mulher, a prática demonstra que ainda persistem muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade. Produto de uma mentalidade ancestral, ao homem ficava mal assumir os trabalhos domésticos, o que implicava para a mulher que exercia uma profissão fora do lar a duplicação do seu trabalho.

 

 Foi necessário esperar pelas últimas décadas do século XX para que o homem passasse, aos poucos, a colaborar nas tarefas caseiras.

Mas, se no âmbito familiar se assiste a uma rápida mudança, na sociedade em geral a situação da mulher está ainda sujeita a velhas mentalidades que, embora de forma não declarada, cerceiam a sua plena igualdade.

O número de mulheres em lugares directivos é ainda diminuto, apesar de muitas delas demonstrarem excelentes qualidades para o seu desempenho.

 Hoje as mulheres estão integradas em todos os ramos profissionais, mesmo naqueles que, ainda há bem pouco tempo, apenas eram atribuídos aos homens, nomeadamente a intervenção em operações militares de alto risco.

Nos últimos anos, a festa comemorativa do Dia Da Mulher é aproveitada  para se sair de casa e festejar, em bares e discotecas, o dia que lhes é dedicado, enquanto os homens ficam em casa a desempenhar as tarefas que, tradicionalmente, lhes são imputadas: arrumar a casa, fazer a comida, tratar dos filhos…

Se a sua esposa, irmã, mãe ou avó ainda é daquelas que, não obstante as suas tarefas laborais no exterior, ainda encontra tempo e paciência para que nada lhe falte, o mínimo que poderá fazer será aproveitar o dia 8/3 para lhes transmitir o seu apreço.

 

 Um ramo de flores será, certamente, bastante apreciado. Mas não se fique por aqui. Eternize este dia, esquecendo mentalidades preconcebidas, colaborando mais nas tarefas diárias e olhando-as de igual para igual em todas as circunstâncias, quer no interior do lar, quer no local de trabalho.

 

Quando todos assim pensarem… …não haverá necessidade de um dia dedicado à MULHER, tal como não há necessidade de um dia dedicado ao HOMEM!…  

 

 

7 thoughts on “A pensar na mulher…

  1. Olá minha amiga,
     
    Passei para te deixar um beijo e deparei-me com este texto. Tens razão tomara que um dia não seja preciso um dia da mulher. Alias se queremos igualfade acho que este dia não faz sentido.
    Beijinhos

  2. deixa que te diga  que também está em nós mulhere, imporr.. mostrar o que somos e o  que valemos. Eu enquanto mulher, não necessito nem nunca necessitei deste dia. Tenho em orgulho em ser mulher, agora um rafeirismo. " Sou  Mulher com tomates, daqueles que muitos não têem."   
     
    Maria.
     
    Obrigada pelo convite, fica para outra oportunidade                               

  3. Vendo aquele par dançar
    N
    Vendo este par dançar
    Com elegância e destreza,
    Meu desejo foi valsar
    Consigo, linda Princesa!
     
    Mas encontrei um “senão”:
    Não pertenço à realeza…
    Como me atrever então
    A convidar vossa Alteza?
    o Blogue, com destreza,
    Meu desejo foi valsar
    Consigo, linda Princesa!
     
    Só encontrei um “senão”:
    Não

  4. Vendo este par dançar
    Com elegância e destreza,
    Meu desejo foi valsar
    Consigo, linda Princesa!
     
    Mas encontrei um “senão”:
    Não pertenço à realeza…
    Como me atrever então
    A convidar vossa Alteza?

  5. Olá amiga tudo bem
    já faz um tempo ke eu não te vinha visitar , cada vez mais me surpreendes pelos teus sentido de criativadade, li este trecho e desde já te digo ke estou completamente de acordo com as ideias ke tu transcreves aki neste texto, acho ke é a realidade nua e crua da história feminina, li tbm outras coisas aki postas e gostei imenso.
    Boa Páscoa para ti
    bjssss do Alexandre

  6. Que felicidade que tu voltastes!!! E em grande estilo heim???? Parabéns pelo post…maravilhoso, e parabéns p autor tambem!!!
    Poetas são anjos mesmo!! Não tenho a menor duvida!!!!!
    Obrigado pela visita e pelo carinho!!
    Deixo-te mil beijos e que tenhas um final de semana maravilhoso!!!!
    Quero sabetr novidades na mudança…tudo!!! Conta-me !!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s