PAZ: Quanto mais dás, mais tens!

   Pela PAZ
  Em memória de Rachel Corrie
 
 
Fez 5 anos que uma jovem pacifista perdeu a vida. Chamava-se RACHEL CORRIE e tinha 23 anos…
Era estudante na Universidade de Olimpia ( E.U.A.) e pertencia ao movimento pela justiça e pela paz.
Com a sua associação pacifista organizou iniciativas pela ocasião do aniversário do 11 de Setembro e memória das vítimas do desastre e da guerra no Afeganistão.
Em 2006, decidiu passar da teoria à acção, foi para Israel onde se uniu ao grupo palestiniano Movimento Internacional de Solidariedade.
Com esta Associação participava em acções para bloquear as escavadoras israelitas que tentavam deitar abaixo as casas dos kamikases e dos seus familiares nos territórios palestinianos.
Aos amigos, em diversos emails escreveu:" Destroem as casas mesmo com gente dentro, não têm respeito por nada nem por ninguém."
 
Em 15 de Março, numa acção em Rafah, na fronteira de Gaza, Rachel, tentava opor-se às demolições.
" Estava sentada na trajectória da bulldozer, o condutor viu-a, continuou e passou-lhe por cima", declarou Joseph Smith militante pacifista.
" A escavadora deitou-lhe terra em cima e depois pisou-a…", testemunhou Nicholas Dure, outro companheiro.
Os companheiros tentaram de todas as maneiras parar a escavadora e prestaram ajuda, mas não havia nada a fazer.
 
Rachel perdeu a vida quando defendia com o seu próprio corpo as suas ideias, o direito dos cidadãos palestinianos de ter um tecto e uma terra.
As autoridades israelitas deram diferentes versões do sucedido, todas elas desmentindo a documentação fotográfica e os testemunhos. A jovem foi morta a sangue frio de forma bárbara enquanto se manifestava de forma pacífica.
Rachel e os seus companheiros denunciaram que todos os dias dezenas e dezanas de casas são destruídas na faixa de Gaza, que os bombardeamentos danificaram os poços de água doce nos campos de refugiados de Rafah e que os mesmos não podem ser reparados pelos trabalhadores palestinianos sem se exporem às balas de Israel.
 
Este escrito pretende ser um testemunho para não esquecer Rachel, uma jovem pacifista que com a sua coragem queria parar as injustiças que todos os dias são cometidas na Palestina.
 
Este movimento pacifista, o maior que a história jamais conhece, tem em Rachel Corrie o seu simbolo, uma jovem que foi morta na lógica absurda e brutal da guerra que todos nós pacifistas tentamos parar.
 
Para relembrar que existe um conflito entre Israelitas e Palestinianos, com muitas vítimas civis de ambos os lados e que se deve continuar a pressionar para que se encontre uma solução pacífica e duradoura.
 
O MUNDO INTEIRO ESTÁ EM GUERRA!
 
EXIGIMOS QUE NESTE MUNDO A PAZ SEJA MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER OUTRA COISA!
 
PEDIMOS QUE ESTA MENSAGEM SEJA TRADUZIDA EM TODAS AS LINGUAS PARA QUE TODOS, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, COR, RELIGIÃO E NACIONALIDADE, POSSAM PARTICIPAR NESTA REFLEXÃO PELA PAZ.
 
 
A PAZ É UM PRODUTO INTERESSANTE!
QUANTO MAIS SE USA, MAIS SE TEM…
 
Stefano Costa
(Verdi Milano)
Tradução A.Abreu / Lx
 
 
 

6 thoughts on “PAZ: Quanto mais dás, mais tens!

  1. Olá  princesa, assim se ceifa uma vida por defender seus ideais, e violencia se sobrepoe ao bom senso, sacrificios e mais sacrificios vidas e mis vidas ceifadas, como se as pessoas fossem meros objectos sem vida nem vontade, eu estou pedindo pela páz para que cenas como estas nao se repitam bj vitorio

  2. OLÁ AMIGA COMO ESTÁS…SAUDADESSSSS

    BOM FIM DE SEMANA AMIGA!!!

    UM PENSAMENTO. Eu nada tenho para te oferecer, não confie em mim mas deposite seus temores e confiança em Deus. Veja verdadeiramente quem Ele é, o que pode fazer e o que quer fazer. Seja amável. Perdoe! Não vos entristeçais e não endureças o vosso coração. Seja amigo, seja irmão. Una o útil ao agradável. Não somos diferentes, não se veja e nem me veja inferior. Olha para dentro de si e veja o que Deus faz com o vosso interior para o exterior. Se valorize! Se assim deres um passo para Deus, Deus te dará o dobro.
    COM TODO MEU CARINHO
    BIJOS MIL
    ANNA

  3. Obrigao pelo beijo do cigano mais lindo do acampamento da Sra da Saúde!
    Será que ele já realizou o sonho dele de possuir um cavalo???
    Dê mil beijos nele por mim!!!
    Obrigado tambem pelo carinho  querida!!!
    Te desejo toda a felicidade do mundo…sinto saudade, mas pouco tempo
    p visitar todos os amigos !!! Me perdoa..
    MUITA PAZ PARA TODOS NÓS  !!!!!

  4. Olá
     
    Venho deixar um beijo
    e desejar uma feliz semana
     
    Soparati
     
     Quero tanto..Desejo tanto…Tantas ideias..Tantos pensamentos…Tantas dúvidas…Tantos sorrisos…Tantos sonhos..Tanto carinho…Tantos beijos…Tanto amorTantas palavras partilhadas…Tantos planos…Outras tantas promessas…Outras tantas expectativas…Outras tantas mudanças…Mas, tenho tanto medo!Em que ficamos?É a vida!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s