HELPO – AJUDA COM ROSTO / APADRINHAMENTO / continuação

  
 
  Há muitos amigos/as que iniciaram já os seus pedidos de Apadrinhamento, outros enviaram-me mensagens e comentários pedindo alguns esclarecimentos. Vou deixar aqui mais algumas informações que me chegaram no tal envelope…
 
 
 
   Transcrevo os seguintes textos
 
***
 
HELPO – O nosso mundo é humano  
( Organização Não Governamental para o Desenvolvimento)
 
 
***
 
 
   Há sítios diferentes daqueles em que vivemos, onde pais como tu não podem mandar os filhos à escola. Onde filhos, como os teus filhos, a primeira coisa que dirigem a um estranho é um pedido: cadernos, canetas, lápis…
  Nesses lugares a Escola é muitas vezes um lugar estranho ao abrigo de uma árvore, concedido por uma trégua da chuva. A saúde é uma luta diária contra a desinformação e mitos tornados dogmas porque nunca ninguém os desmentiu. A comida não é mais do que um canal para a sobrevivência e os agasalhos não podem obedecer ao desgaste ditado pelo passar do tempo, porque não conhecem substitutos. Nesses sítios há milhares de pessoas que não podem escolher o seu futuro porque uma escolha pressupôe sempre uma alternativa… Tu podes representar essa alternativa.
  Um pequeno gesto teu , pode gerar algo muito maior do que imaginas e  ter esse poder é ter também a responsabilidade de usá-lo.
 
    HELPO – UMA AJUDA COM ROSTO
 
 
   SONHAR
 
  Juntamente com as crianças desfavorecidas
vítimas da pobreza, de abusos, ou de um contexto social
que não escolheram. 
 
 
AGIR
 
Para que possam ter acesso ao sustento necessário,
à educação e à aprendizagem de uma profissão
que lhes permita libertarem-se do ciclo da pobreza extrema.
 
 
CONCRETIZAR
 
Um projecto que é de todos nós
e que constitui o primeiro passo
para a construção de uma realidade melhor. 
 
 
 
  É com base nestas expectativas tornadas metas, que a HELPO trabalha empenhadamente em vários países e com o apoio de uma equipa coesa e dinâmica desde 2004.
  Em Setembro de 2005 a HELPO deu início a um programa de apoio através do Apadrinhamento de Crianças à Distância (ACD)
tendo vindo a apoiar milhares de crianças e suas famílias em países como Angola, Moçambique e Nepal.
  Em Outubro de 2006 a HELPO converteu-se em Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e hoje dá continuidade a um trabalho constante, assegurado por equipas estabelecidas permanentement no terreno, junto das comunidades com as quais e pelas quais trabalha.
  As nossas iniciativas privilegiam todas as áreas que se relacionem com a tutela da infância, primordialmente com a educação.
  O sistema de apoio proporcionado pelo programa de ACD assenta num esquema piramidal no qual, para além do apoio à criança apadrinhada, também a sua família e, consequentemente, toda a comunidade em que esta se insere, serão beneficiadas. Acreditamos que só o Desenvolvimento Comunitário permite  transformar um contexto social deprimido num núcleo motivado rumo a um desenvolvimento efectivo.
 
 
     HELPO – O que fazemos?
 
   Os projectos da HELPO pretendem, em primeiro lugar, assegurar a protecção das crianças apoiadas, das suas familias e comunidades, procurando garantir que estas disponham de condições que lhes permitam usufruir de uma vida digna: a construção de percursos de educação e formação, o apoio no acesso à alimentação de base e à água potável, o auxílio em caso de necessidade de cuidados médicos e a orientação na construção de iniciativas que permitam a obtenção de um rendimento destinado ao sustento das famílias, estão no topo de prioridades dos projectos desta Organização.
 
  Uma criança subnutrida e analfabeta estará destinada a tornar-se num adulto que dificilmente terá condições para melhorar o contexto em que vive e se insere; sem instrução é sempre mais difícil conseguir um trabalho e não é possivel dominar os instrumentos que permitem interagir com as próprias instituições locais. Assim, frequentemente, a fuga pareceser a solução mais indicada.
 
  A HELPO apoia as crianças  porque é nelas que reside a esperança do futuro de toda a sociedade; vê ainda nas crianças oriundas destas comunidades, variáveis essenciais de um processo de desenvolvimento, passaportes para uma melhoria geral das condições de vida nas comunidades e um instrumento benéfico e poderoso no que respeita o envolvimento de toda a comunidade local neste desafio.
 A HELPO procede regularmente à distribuição de bens e serviços essenciais às crianças apoiadas e suas famílias e à construção de projectos que permitam garantir o desenvolvimento comunitário ( poços, escolas, machambas escolares, centros de formação, projectos de microcrédito, etc.)
 
 A seguir:
 
As quatro modalidades de Apadrinhamento
 
 ( Completo, escolar, colectivo de turma e escolinha rural )
 

HÁ UMA CRIANÇA,EM ÁFRICA,À TUA ESPERA!…

 

Com o Apadrinhamento à distância podes mudar duas vidas:

 

 

A de uma criança e a tua….

 

http://www.helpo.pt

 

 

NOTA IMPORTANTE:

 

Lê as entradas anteriores sobre este assunto, se estiveres interessado(a)

 

em APADRINHAR UMA CRIANÇA em ANGOLA, MOÇAMBIQUE ou NEPAL

 

(  1ª entrada – foi a 23 de Julho )

  

2 thoughts on “HELPO – AJUDA COM ROSTO / APADRINHAMENTO / continuação

  1. Boa noite,
    Obrigada pela visita e pelas tuas palavras.
    É verdade que ,por muito que queiramos, não conseguimos desligar -mo-nos de toda uma vida  dedicada ao ensino…Acredito e tenho a certeza que tens muitas saudades.
    Bem hajas por esta iniciativa.
    Beijinho
    Fernanda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s