AS LUAS… de YON RIQUE

 

Prendinha da minha amiga Marília!

 (http://Faboni.spaces.live.com/)

 

 

YON RIQUE era um amigo especial!…

Era um poeta romântico e apaixonado!

 Obrigado, Marília, por este maravilhoso presente!

Deixo também este endereço…onde vou muitas vezes matar saudades…

 

 

  http://animanoturna.spaces.live.com/

 

*As luas

Duas luas sobre o Porto

Dois uivos latentes

Dois lobisomens e seus dentes

Em noite lúgubre de paixões desenfreadas

Caçam donzelas entrando no cio

Donzelas esfomeadas…

Dois luares em serenatas

Dois beijos, duas línguas entrelaçadas

Duas mulheres seminuas valsando pelas calçadas

Dementes, indiferentes à prata das duas luas

Lascivas, as luas se espalham deitando nas frias pedras das ruas

Chamando, acamando os amantes em luxúria perpétua

Ah! Se eu tivesse essas luas… Pregava no sono dela

Que dorme entre suspiros

Enroscada nos meus sonhos, todos sonhados por ela

Luares desacerbados… Que fazem bulir com a moça

Levantando poeira sacudindo as cadeiras

Em algum xaxado dolente, safado

Mulher “trópico-rendeira”

Macia, sensual, sedutora

Eu aqui, perdido neste horizonte

Morrendo de amor sem ela…

Duas luas sobre o Porto

Duas taças de vinho sorvidas a gosto

Guitarras portuguesas, sanfona pandeiro

Misturando fado com samba, vira, xaxado

Luiz Gonzaga, Zeca Afonso… Adoniran Barbosa!

Dulce Pontes, Madre Deus

Eu aqui sem música sem vinho

Sem as duas luas sobre o Porto

Sozinho neste belo horizonte

Nos bares, ladeiras. Sem beira

Sem as donzelas e as duas luas cheias

Sigo pela noturna cidade cantando baixinho

"Blue moon

You saw me standing alone…"

Yon Rique

 

 

Nota do autor:

Escrevi esse texto após receber aqui, um comentário do meu amigo e grande poeta português JouElam sobre o fenômeno das duas luas que aparecem sobre o Porto. Fiquei intrigado por tão soberbos luares. Eis um trecho do comentário do JouElam: “Que a tua noite seja calma, serena e única como às duas luas que segunda-feira brilharam sobre o céu do Porto”. (Fenômeno bem visível por qualquer cidadão, mas sobre o qual,ninguém – Meios de Comunicação – falou. 

Yon Rique

 

                                               Anima Noturna

                                 "No eterno que, supostamente, não morre há muito do verbo falecer." JouElam

  http://animanoturna.spaces.live.com/ 

 

 

 

Os poetas nunca morrem…

A Hora da Partida

A hora da partida soa quando
Escurece o jardim e o vento passa,
Estala o chão e as portas batem, quando
A noite cada nó em si deslaça.
A hora da partida soa quando
As árvores parecem inspiradas
Como se tudo nelas germinasse.

Soa quando no fundo dos espelhos
Me é estranha e longínqua a minha face
E de mim se desprende a minha vida…

Sophia de Mello Breyner Andresen

Tal como Yon Rique, também Sophia continua entre nós…

 

 

9 thoughts on “AS LUAS… de YON RIQUE

  1. Duas grandes poesias que mostram bem como se pode comunicar, brindar em palavras como se de um vinho bom se trata-se , a poesia tem  o encanto que as palavras transformadas em sentimentos nos  transmite ! cada palavra é uma corda sensível que toca por dentro de quem a compreende, a poesia  é algo que nem todos sabem entender, mas quando é boa todos entendem e estas são realmente muito belas! beijo vitorio

  2. ui…tanto para comentar! Adorei o texto das duas luas. Dá perfeitamente para ter uma imagem na perfeição. E eu vi a anunciarem o feito no tele-jornal. Foi notificado!
    Quanto à minha escrita, se reparares estou a escrever sem erros aparentes, senhora professora. ji ji ji. Na verdade até a mim me irrita o facto de escreverem c X, K e por aí fora. Mas eu não escrevo, falo com palavras escritas, daí aparecer deste jeito no vosso monitor. lol (outra espressão que me aflige os nervos). Quanto ao bué, devo ser dos únicos Lisboetas que não o usa, influenciado pela vida de 25anos tripeira.
    Eu sei que me tenho desleixado nos comentários, mas prometo que serei mais dedicado.
    Beijinhos
     
    Grilo N
    Sê como quem crê
     

  3. A dor deveria surgir em nossa carne, quando ferimos alguém. Mas Deus, dentro de sua infinita beleza deu consciência aos seres humanos…
    A dor infligida aos animais é muitas vezes cultural, mas a evolução econômica, cultural deverá sanar uma pequena parte de tais absurdos. Não pensar é parte da atitude de muitos seres humanos, preferem optar pelo costume, tradição de sofrimentos impostos aos seres vivos têm em toda parte, infelizmente, cada país esconde ou exibe atitude bárbara e ignorante. Cada um de nos podemos fazer uma pequena parte e que ninguém se engane, uma vida vale muito, fácil de perceber quando sentimos nossa própria existência. Adorei o seu comentário e estou contente pela nova amizade.
    A sensualidade de seus escritos me pegou em hora errada, rs rs rs
    Um super beijo

  4.  
    PROMESSA
    O conselho da bíblia é para ti e é para agora: "busque ao senhor enquanto pode achá-lo" (isaías 55:6). mas vá com uma certeza: ele já está à sua procura. é Deus quem nos visita a cada manhã com a semente da vida, e nos convida a andar com ele, sob a luz de sua palavra. aceite esse convite agora, e depois, e depois..
     
    estás esperando o quê?

    Agradeço a todos que me lêem e que me visitem.
    Oro por cada  coração.
    Espero sempre vocês.
     Abraços e Beijos.
    Bom inicio de semana!
    Com todo o carinho…
    AnnA
     

  5. Amiga que os teus passos sejam sempre na direcção da virtude e na amizade e no verdadeiro AMOR e PAIXÃO, que a tua mente seja sempre iluminada por DEUS, para que possas progredir na vida terrestre e que a tua amizade seja a grande porta da vida – Por tudo o que representas para mim um grande obrigado e um bem haja
     
    “Os olhos de todos esperam em Ti,
    Abres a tua mão,
    E Tu lhe dás o seu mantimento
    A seu tempo
    E satisfazes os desejos de
    Todos os viventes”   Salmos 145:15,16
     
    “ Não desespere. A felicidade ainda existe, Está mais perto do você imagina. O céu pode começar dentro de si. Só depende de uma coisa: da sua escolha. Você pode escolher uma vida diferente, com novas metas. O caminho pode ser difícil, mas há um Amigo que pode ir consigo até ao fim… DEUS. “ Ellen G. White
     
    Existem vários tipos de amigos …
    Amigos que só dão apenas um simples “oí” e “tchau”!
    Amigos que não sabes, mais admiram-te como mulher e amiga.
    Amigos que, nunca podem contarem com eles.
    Amigos que, já te traíram.
    Amigos que, já te enganaram.
    Amigos que, já deixaram de ser seus amigos
     
    Sempre te darei um “oi” com a maior felicidade e um “ tchau” com maior tristeza.
    Podes não saber (espero que saibas) admiro-te muito como mulher, como amiga.
    Quero que, saibas que poderás sempre contar comigo.
    Nunca te vou trair.
    Nunca te vou enganar.
     
    Beijos do sempre amigo Daniel.
     

  6. BOA NOITE ANJO ! ! ! O verdadeiro tesouro é aquele que enriquece a alma.Esse maravilhoso tesouro encontra-se em todoscorações sensíveis e tem o brilho de um olhar feliz.É o tesouro poético chamado amizade!E é em nome de nossa amizade que eu venho lhe declarar:VOCÊ É ESPECIAL . . .
    Clique Com Carinho
     
    Amigaaaaa Estou com saudades de suas visitas em meu Space.
     
    Te adoro viu bjsssss
     
    Beijos e tenha um ótimo amanhecer

Deixe uma Resposta

