QUANDO O LUXO VEM SEM ETIQUETA…

                                 
          O homem desceu na estação do metro de Washington DC vestindo jeans, camisa e boné, encostou-se próximo à entrada, tirou o violino da caixa e começou a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, na hora de ponta matinal.


 Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes, ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais
 consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

          Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston,onde os

melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.

          A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, telemóvel no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino.

 

A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate

 sobre valor,contexto e arte.

          A conclusão:

estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão
 num contexto
.

          Bell era uma obra de arte sem moldura.

 

        Um artefacto de luxo sem etiqueta de luxo.

         Somente uma mulher o reconheceu …

 

Só uma???

As mulheres andam, de facto sempre a correr!!!

Não valorizaram a música, nem o Stradivarius de 1713, mas… 

…e o Joshua Bell ???

Ele é lindo de morrer!…

Foi 3x imperdoável!!!…

digo eu!… 

 Vale a pena ver o video:

 

 
 
 
 
     

11 thoughts on “QUANDO O LUXO VEM SEM ETIQUETA…

  1. Olá amiga. Gostei de ler a peça sobre  " Quando o Luxo vem sem Etiqueta ". É verdade que nós humanos vemos sempre o mundo numa forma de contexto. É verdade…E digo ver, porque nem sempre vimos algo quando estamos a olhar. Podemos olhar e não configuar nenhuma informação sobre o que se vê. Logo não temos o poder de analizar seja o que for nem tão pouco dar valor. Chama-se a isto Stress?… Ainda por cima numa situação em que estamos numa estação de Metro. Pois está-se mesmo a ver…E Ainda á quem diga que existe o amor á primeira vista….Só mesmo numa situação de contexto…Abençoada Mulher que reparou no coitado do Joshua Bell…Beijinhos amiga

  2. Querida…
    Fui ver o vídeo no Youtube..impressionante mesmo !!!!
    Tudo que postas é ótimo mesmo, parabéns!!!!!
    E sabes me dizer se nosso cigano José conseguiu realizar o sonho de ter o cavalo??
    Se encontrares c ele…diga-lhe que mando um beijo…e quem sabe um dia um cavalo!!!!
    Mil beijosp ti !!!!

  3.  
           Boa tarde Mari,
     
            Sabes minha Amiga?… Joshua Bell, é, de facto um Iluminado; tenho a
            Certeza, de que: Ele, Extrairia Sons Celestiais de quaisquer Violinos que
            Lhe Pusessem nas Suas Mágicas Mãos… Não é o Stradivarius, que lhe dá
            Esse DOM! Porém, Minha Boa Amiga, as Pessoas que, pagam Mil Dólares,
            Para assistir a um Concerto deste Génio; Não andam de Metro!…Sobretudo,
            No País do Tio Sam…Extremamente Capitalista e onde o que conta é a Aparência!
            E, muitas das Pessoas que vão a esses concertos só o Fazem por Puro Exibicionismo…
            Muitas delas, estão-se Borrifando para os Acordes das Semi-fusas…Da Melodia;
            O que Conta é Marcar Presença, ser Visto nestes Acontecimentos…Questão de Estatuto!
     
                              A Utilização plena dos Sentidos…É, Privilégio, dos Seres que Sentem!
     
                                                 Abraço-te!
     
                                                   Apolinário

  4. Quero agradecer a todos aqueles que têm visitado o meu blog e o têm comentado. É muito bom saber que gostam de passar por cá, ler os meus devaneios e deixar um testemunho. A todos muito obrigada. Adoro-vos!

    SÓ DEUS PODE DAR AMOR, MAS TU PODES ENSINAR A AMAR… SÓ DEUS É O CAMINHO, MAS TU PODES INDICÁ-LO AOS OUTROS… SÓ DEUS É A LUZ, MAS TU PODES FAZÊ-LA BRILHAR… SÓ DEUS SE BASTA A SI MESMO, MAS QUER PRECISAR DE TI E CONTAR CONTIGO…
    Beijos e Abraços

    Feliz Semana!
    AnnA

  5. Na noite de um luar sombrio Sento-me ao pé de um abrigoE recordo um uivo interior Já algum tempo que quero espor Este iuvo ou grito desesperadoPor alguem que já perdiNa solidão da noite Por alguem que já perdi Na imacidão do marPor quem já deixei de amarMas a tentação é mais forte que o quererO deseijo comove mais que a realidadeA paixão é mais forte do que a rasãoO querer-te é tão forte Que é imposivel deixar de te amarNesta noite em que me recordo de um uivoUm uivo talvês de um lobo apaixonadoCantando triste e abandonadoMas no qual a esperança nunca morreEsse lobo que crusifica seu coraçãoAté á morte sem compaixãoPorque sem ti ao meu lado Na passo de um lobinho abandonadoMas de memórias não quero viver Mas sim do presente que á de chegarComo um lobo serro os dentesE mordo a vida como deve serVida impiadosa e desgraçadaSe não posso estar ao pé de minha amada!Vida que eu tenho cheia de tudo o qu é bomLobo eu sou e vou continuar a serTodos os dias que ouver luarEstarei lá para ver Não ati minha amada. Sim! Nõa atiMas a lua minha comfidentePelo menos ela escuta a minha menteSim é ela que olho e vejoTeus olhos castanhos a sorrir para mim Ao olha-la imagino tua pele Branca e sedosa, no qual paseioOs meus olhos. Sim! Os meus olhos Pois já nem um beijo posso terMas lobo até ao fim ei de eu ser
    LAMBIDELAS DO LOBO

  6. Obrigado querida pelas fotos do nosso cigano…ele é lindo mesmo!!! Tenha certeza que ele vai conseguir ealizar os sonhos dele!!!!
    Obrigado por ser a pessoa maravilhosa que tu és!!!
    Um coração bom!
    Mil beijos e sucesso !!!!

  7. AMIGOS, A SEGUNDA FOI PESADONA A TERÇA TAMBEM E HOJE DOBRADO, MAS EM FRENTE TEMOS QUE SEGUIR FIRMES E FORTES…QUERO PEDIR DESCULPA SE NÃO RESPONDER A VOCÊS Á ALTURA COMO ANTES FAZIA, É QUE AS FÉRIAS TERMINARAM EM PORTUGAL JÁ COMEÇOU AS AULAS, ADORO DAR UM BOM DIA A TODOS MEUS AMIGOS, E VOU TENTAR FAZER SEMPRE MAS DEVAGAR AO LONGO DO DIA, MAS PROMETO NAO ESQUECER NINGUEM, POIS TODOS VOCÊS ESTÃO AQUI NO MEU LADO ESQUERDO DENTRO DO MEU CORAÇÃO, AMO TODOS VOCÊS, MEU ESPAÇO COMO SABEM GOSTO SEMPRE DE MUDAR O VISUAL VARIAS VEZES, MAS AGORA SÓ O PODEREI FAZER NO FIM DE SEMANA, OU ENTAO SE EU CONSEGUIR ACORDAR BEM CEDO, O QUE ACHO IMPOSSIVEL  DEITO-ME EXAUSTA!!! DETESTO ACORDAR COM OLHEIRAS HEHEHEHE VOU HOMENAGEAR TODOS OS PROFESSORES AQUI…ESPERO QUE GOSTEM. AO PROFESSOR COM CARINHO Mestre é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre, é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura Eu serei sempre um seu discípulo na escola da vida. OBRIGADA, PROFESSOR! PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO TODO! BOM DIA PARA TODOS MEUS AMORES. BEIJOS MIL ANNA

  8. BOM DIA MINHA LINDA, O TEMPO POR AQUI TÁ BOM TÁ QUENTE LINDO SOL NOS AÇORES, MAS HOJE ME ME SINTO TRISTE, E GOSTO DE  PARTILHAR MINHAS ALEGRIAS E MINHAS TRITEZAS COM MEUS AMIGOS, VCS TODOS QUE TANTO ADORO, Resolvi postar…VALE A PENA LER….É MUUUITO LINDO…E TRISTE. (já vou avisando…)
    ELE: ALÔ? ELA:OLÁ! ELE: QUEM É? ELA: SOU EU, A SUA FELICIDADES ILUTIDA. ELE: O QUE VOCÊ QUER? ELA: DIZER QUE TE AMO… ELE: DE NOVO ? EU JA OUVI ISSO UMAS 15 VEZES. VOCÊ NÃO CANSA? ELA: QUEM AMA NÃO CANSA… ELE: MAIS EU CANSO… EU NÃO A AMO! ELA: O QUÊ ? ELA: COMO VOCÊ PODE DIZER ISSO? ELE: DIZENDO, ORAS. NÃO DEVO NADA A NIGUÉM. ELA: NÃO DEVE NADA? DEVE SIM. SEU AMOR. ELE: HÃ ! AMOR? ELA: SIM… VOCÊ ME FAZ VOAR TÃO ALTO E AGORA DIZ QUE NÃO ME AMA ? ELE: VOCÊ DEVE ESTAR FICANDO LOUCA ! ELA: ESTOU LOUCA MESMO… POIS ACREDITEI EM VOCÊ. ELE: VOCÊ SABIA QUE ERA SÓ AMIZADE NÃO NÉ? ELA: É CLARO QUE NÃO… VOCÊ VEIO FALANDO COISAS ROMÂTICAS, FASCINANDO-ME SÓ COM PALAVRAS E AINDA ME DEU UM BEIJO… ELE: UM BEIJO ? AQUILO NEM FOI UM BEIJO… ELA: COMO NÃO FOI UM BEIJO ? ELE: NÃO. ELA: QUER DIZER QUE EU NÃO SOU NADA PRA VOCÊ ? ELE: SIGNIFICA… ELA: O QUÊ ? ELE: UMA BELA DE UMA CONTA A MAIS NO FINAL NO MÊS. AGORA VOU DESLIGAR. ELA: NÃO…POR FAVOR,… ELE: POR QUÊ? ELA: PORQUE EU TE AMO … ELE: QUAL O FAVOR DO SEU AMOR VAI ME DAR? ELA: FELICIDADE … ELE: ISSO NÃO VALE…QUANTO SUA FELICIDADES CUSTA? ELA: POR QUÊ ESTAR PERGUNTA? ELE: SE EU ENJOAR POSSO TE COLOCAR NA BOLSA DE VALORES ? ELA: O QUE FIZ PARA ME TRATAR ASSIM ? ELE: ME AMAR ! VOU DESLIGAR … ELA: NÃO, POR FAVOR,… ELE: QUER PARA COM ISSO ? NÃO ENCHE ! ELA: FALA COMIGO … ELE: ? ELA: PELO AMOR DE DEUS, RESPONDA . QUE ME AMA … ELE: ESCUTA AQUI EU JÁ TO FARTO DE VOCÊ. AGORA VÊ SE ME ESQUECER . ELA: EU PREFIRO MORRE A ESQUECER-TE … ELE: AH É ! ENTÃO SE MATA ! TU,TU, TU …
    ALGUNS DIAS DEPOIS … – DO QUE MORREU ESTA GAROTA? PERGUNTOU UM CURIOSO … – DE INTOXICAÇÃO PROVAVELMEMTE … TOMOU VÁRIOS REMÉDIOS EM MUITAS QUANTIDADES. RESPONDEU A ENFERMEIRA…
    É ENTÃO, NO DIA DO ENTERRO DA MENINA, O HOMEM O QUAL ELA AMAVA, COMPARECIA NA LOCAL PRESTANDO SUA ULTIMA HOMENAGEM, JOGOU UMA ROSA VERMELHA E FALOU BAIXINHO: EU TE AMO … E LÁ EM CIMA … ELA OLHANDO TUDO, E RESPONDEU PARA OS VENTOS QUE SOPRAVAM : – TARDE DE MAIS     "NÂO FAÇA O QUE NOS SEPARA DESTRUIR O QUE NOS UNE" QUEM JÁ PASSOU POR ISTO A QUE SÓ PODE DAR O VALOR A ESTA GRANDE DOR, DESCULPEM O COMENTARIO DE HOJE, AMANHA SERÁ UM NOVO DIA, BEIJOS GRANDES FICA COM DEUS ANNA

  9. Desejo-vos um grandioso fim-de-semana e que a luz do Todo Poderoso Possa iluminar o vosso caminho e que possam desfrutar de um descanso merecido, para recomeçar mais uma semana de actividade … obrigado pelas vossas mensagens, ao lê-las, é ter um novo contributo para o meu engrandecimento como homem e enriqueço sabendo da vossa existência. Hoje, viver com um cancro linfático e com uma leucemia … é como viver com uma constipação … foi um aprender a ter uma nova vivencia, a sentir novas emoções e principalmente haver que existem pessoas em novo redor em piores situações.
    Foi um novo pacto de vida com ELE.
    Bem hajam a todos que desfrutam comigo o vosso tempo.

    Um beijo do coração Daniel 

  10. Já aconteceu algo parecido  aqui nas ruas do Rio de Janeiro. Parece mesmo que a tese se confirma; na verdade parece ter a moldura mais valor que o conteúdo, aliás, que moldura cara, não?!
    Com certeza este é um belo discurso para refletirmos;
    sou apaixonado por violino e corri logo para o youtube.
    Quanto ao Joshua, admiro muito seu propósito, coisa de quem ama o que faz!
    Belo post Mári, parabéns!!!  beijos do teu amigo

Deixe uma Resposta

