COISAS DA MINHA LAVRA…

 
 
 
 
 
" És uma professora com tantos anos de experiência,
presenteia-nos com coisas da tua lavra! "
 
 
 
Tenho, de facto, tantos episódios maravilhosos passados dentro da minha sala de aula,
o que te importa a ti que eu tenha gostado dos olhos azuis de Paul Newman?!…
Tens razão, Apolinário e, esta entrada vai para ti…
 
 
 Acabava de ser colocada numa escola da cidade e, quem vai de novo…nunca é presenteado com a " nata "… e aquela era uma turma dificil!…um 4º ano, com vários alunos a repetir e ainda 2 alunos com dificuldades de aprendizagem, um dos quais com Paralisia Cerebral num total de 16 alunos. Uma turma pequena, numa escola com 400 alunos…é sempre sinónimo de alunos com dificuldades de aprendizagem. Sabia o que me esperava…
 
Desde o primeiro dia, percebi logo que o Wilson – um caboverdeano de Santiago – era um miúdo difícil. Na sala de aula estava sempre desatento, falava, mandava borrachas aos colegas…No recreio era bastante agressivo e raro era o dia em que não havia queixas dele.Corria, saltava, passava por cima dos canteiros, pisava flores,molhava os mais pequenos, batia-lhes, etc…um verdadeiro terror!
 Ao fim da primeira semana de aulas, eu já sabia mais ou menos o que ali tinha e, o Wilson era, pelas suas caracteristicas, o meu maior problema.
 
 Ao contrário do recomendado, decidi que o Wilson iria ser o Chefe de Turma.Por norma fazemos uma eleição, os miúdos fazem as suas votações e, democraticamente, elegemos  o chefe e o subchefe que, regra geral, eles escolhem de entre os bons alunos. Mas, fazer eleições, são regras que instituimos na nossa sala de aula e naquele ano, eu decidi fazer diferente.
Todos se admiraram com a decisão pouco democrática da professora que acabava de chegar, mas não replicaram. Em conjunto delineámos o Estatuto da Turma, analisando uma a uma todas as regras que lhe íamos colocando e, com o  Chefe e Subchefe tive depois  uma pequena reunião…
Nesta reunião o Wilson esteve sempre muito atento e bebia cada palavra minha. Eu repeti, vezes sem conta: VOCÊS TÊM QUE DAR O EXEMPLO!…
 
O ano decorreu normalmente. O Wilson muitas vezes esquecia-se DE DAR O EXEMPLO, mas a verdade é que fazia um grande esforço ao nível comportamental e no desempenho das tarefas inerentes ao cargo.O seu trabalho como Chefe de turma consistia em chamar a atenção para o cumprimento das regras da Turma – papéis no chão,arrumar as cadeiras etc, Era ele com o Subchefe que distribuiam os cadernões, os livros, registavam as presenças e as faltas, anotavam o nº de pacotes de Leite Escolar distribuídos – numas folhas de registo que para o efeito colocávamos na parede.
Este cargo ele adorava desempenhar e, sempre fez tudo para não o perder. 
 Por outro lado,não estudava nada, raramente fazia o TDC, era um miúdo de rua que não tinha qualquer apoio e, vagueava por ali até quase à meia noite altura em que a mãe regressava do trabalho – uma pastelaria perto da casa onde moravam.
 
 
 Estavam no 4º ano,eram finalistas e falava-se muito na mudança de escola… Para um miúdo do 1º Ciclo, entrar para o 5º ano, tem o mesmo impacto do que um do 12º ano entrar na Universidade.
O Wilson nunca se manifestava… só ouvia os outros e, quando eu tentava que falasse dizia : Eu quero é ficar nesta escola… tinha consciência de que não se aplicava como devia, não acreditava que fosse passar de ano,embora fosse adquirindo os objectivos mínimos exigidos pelo Ministério…
 
 
Nos últimos dias de aulas, íam perguntando quem passava, quem não passava,eu dizia que só no final saíria na pauta e eles, estavam cada vez mais impacientes!
 
 A Festa de encerramento do Ano Lectivo costuma ser de noite, para que os pais possam assistir – no Auditório Maria Campina.
Nesse ano a turma tinha para apresentar uma peça de teatro – Sra D.Papoila.
 
 Para os alunos finalistas da Primária, o último dia de aulas é apesar de tudo um dia triste! É uma despedida e eles sentem-na profundamente.Vão separar-se pois há várias Escolas 2ºe 3º Ciclos do Básico na cidade e vão também deixar a Escola onde foram felizes durante 4 anos.Naquele ano,depois de termos arrumado os armários, recolhido os seus materiais  para levar para casa, sentamo-nos à volta da " fogueira", que é como quem diz uma almofada no chão…e ficámos ali a conversar.Passado algum tempo,um deles faz a pergunta que estava na cabeça de todos eles.
_ Professora, eu passei?!…
 
 Todos os alunos passaram maquele ano. Os que tinham mais dificuldades tinham Programa Educativo Individual – Traçado conjuntamente com Psicólogo escolar – e conseguiram atingir os Objectivos do seu Programa. Os restantes alunos também desenvolveram as Competências do 4º ano de escolaridade.
 
 
Como passou toda a gente, podia fazer-lhes uma surpresa…
Na noite anterior, escrevi em 16 papelitos:
" No próximo ano lectivo   ><)))º>  –  5º ano". 
Enrolei-os como se fossem rifas, coloquei cada um dentro de numa caixinha de madeira pintada para o efeito e escrevi os seus nomes em baixo. A um a um fui dando as caixas e um a um eles foram recebendo e apertando bem a caixa nas mãos,até que todos tivessem recebido…todos atentos e vivendo ali a importância do momento.
 
_ Pronto, agora podem abrir!
 
Indescritível…A felicidade estampada no rosto de cada um e o Wilson, pela primeira vez fazendo planos e falando do 5º ano na Escola de Sto António – ele até já sabia para onde iria, afinal de contas!
 
Em alegre cavaqueira continuámos até tocar a campainha. Íamo-nos ver à noite, na Festa de Encerramento. Beijinhos…Até logo e… lá foram.
Fiquei a organizar papelada e levei nisto ainda 1 hora. Sem pressas, encaminho-me para o portão de saída e vejo o Wilson.
_ Professora, estava à sua espera.
_ Então ainda não almoçaste…
_ Pois não, professora!…Eu fiquei para lhe dizer OBRIGADO por eu ter passado! Foram, exactamente,estas as suas palavras!
 
Foi dos momentos mais lindos!
Um reguila ali,de lágrimas nos olhos a dar-me o abraço e o beijo mais sentidos que alguma vez alguém me deu!
 
 
 São retalhos de uma vida…e tantos são os retalhos que compõem
a manta da SAUDADE que tenho deles!…
 
 
 
 
 

6 thoughts on “COISAS DA MINHA LAVRA…

  1. “Rascunhos & Sentimentos” tem o prazer de vos apresentar o Poeta da Semana:
     
     
    Luisa Grilo 
     
     
    "Espaço de Luisa" 
     
     
     
    Entre e sinta-se á vontade, junte-se a nós, comente e faça desta iniciativa a sua casa.
     
    Desfrute
    Das palavras que escrevem…
    Dos sentimentos que desvendam…
     
    Seja bem-vindo!
     
     
    “Rascunhos & Sentimentos” 
     
     

  2. PASSANDO PRA DESEJAR UMA ÓTIMA SEMANA!
    UMA SEGUNDA FEIRA CHEIA DE PAZ ESPERANÇA  FÉ E MUITAS ALEGRIAS…
    QUE BOM PRESENCIAR A FELICIDADE EM TEU CORAÇÃO … POSSO SENTIR A ENERGIA DA PAZ E A MAGNITUDE DO BEM NESSA PÁGINA , FICA EM PAZ QUE JESUS DERRAME SUAS BENÇÃOS EM TUA VIDA !!!
    VOU LHE  DEIXAR UMA MENSAGEM…
     
    Olhe… Olhe tudo ao seu redor. Perceba tudo o que existe. E saiba definitivamente, Que aquilo que é diferente, É duas vezes igual.
    COM CARINHO
     
    ANNA
    BJO NO CORAÇÃO

  3.  
         Boa tarde Mari,
     
        Tomei a Liberdade de Transpor para o meu Espaço,
        O Teu Texto que Adorei, Espero que, não vejas
        Inconveniente…Se tal for o Caso?… Diz-me! Eu,
        Retiro-o Imediatamente.
     
                    Quando o Espírito Rejubila… A Vida Acontece!
     
                                Abraço-te Mari!
     
                                      Apolinário

  4. olá Mari voltei de Porto Covo aproveito para ler essa historia linda que demonstra bem como és como professora e como pessoa, parabens minha querida amiga, as crianças sao o melhor se as tratarmos bem se as amarmos tornaremos este planeta terra mais seguro, um bj vitorio

Deixe uma Resposta

