ALÉM DE VERDADE É MUITO BELO…

 

 O Mínimo que posso fazer é publicar esta carta…de um professor anónimo.

 

Aos meus alunos, aos Pais dos meus alunos, aos professores e a todos os meus concidadão

Tenho cinquenta e tal anos, trinta e muitos dos quais como docente do ensino secundário e no ensino superior.

Fiz licenciatura com 16 valores, o Estágio Pedagógico com 18 valores e um mestrado em Ciências da Educação com Muito Bom. Dediquei a minha vida à Escola Pública. Fui Presidente do Conselho Executivo (2 mandatos), orientador de estágio pedagógico ( 3 anos), delegado de grupo/ coordenador de departamento( 2 mandatos), Presidente do Conselho Pedagógico( 1 mandato) e director de turma durante vários anos.Nos últimos tempos leccionei no ensino superior, com ligação permanente à formação de professores. Desempenhei vários cargos pedagógicos, participei em múltiplos projectos e desenvolvi dois trabalhos de elevado valor científico.

Entretanto, regressei ao ensino secundário e à minha escola de origem.

Alguns dos antigos colegas, embora mais novos do que eu e com menos tempo de serviço( compraram o tempo…explicaram-me depois!) já se tinham reformado. Eu tambem já tinha idade, mas faltavam-me alguns meses para o tempo necessário quando mudaram as regras do jogo. E, como se não bastasse a alteração dessas regras é aprovado, entretanto, um novo estatuto para a carreira docente. E logo em seguida é aberto o concurso para professores titulares. Um concurso para uma nova categoria onde eu não tinha lugar!

Não reunia condições. Mesmo com um Mestrado em Ciências da Educação e sem ter dado uma única falta nos últimos 7 anos, o meu curriculum valia, apenas, 93 pontos. Faltavam 2 pontos para o mínimo exigido a quem estivesse no 10º escalão.

Com as novas regras, o meu departamento passou a ser coordenado, a partir do presente ano lectivo, por um professor titular. Um professor que está posicionado no 8º escalão. Tem menos 15 anos de serviço do que eu. Foi meu aluno no ensino secundário e, mais tarde, meu estagiário.Fez um bacharelato com média de 10 valores e no estágio pedagógico obteve a média de 11 valores. Recentemente concluiu a licenciatura num estabelecimento de ensino privado, desconhecendo a classificação obtida. É um professor que nunca exerceu qualquer cargo pedagógico, à excepção de director de turma. Nos últimos 7 anos deu 84 faltas, algumas das quais para fazer 15 dias de férias na República Dominicana (o atestado médico que utilizou está arquivado na secretaria da escola, enquanto os bilhetes de avião e a factura do hotel constam de um outro processo localizável). O seu curriculum vale 84 pontos, menos 9 pontos do que o meu. Contudo, este docente, foi nomeado professor titular.

De acordo com o Senhor Primeiro Ministro e demais membros do Governo, com o apoio do Senhor Presidente da República e, agora com o apoio dos dirigentes sindicais, este professor está em melhores condições do que eu para integrar (…) um corpo de docentes altamente qualificado, com mais experiência, mais formação e mais autoridade, que assegure em permanência  as funções de organização da escola para a promoção do sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.

A conclusão, embora absurda, é clara. Se eu estivesse apenas no 9º escalão, e com os mesmos pontos, seria considerado um docente altamente qualificado, com mais experiência, mais formação e mais autoridade. Como estou no 10º escalão e não atinjo os 95 pontos, eu já não sou nada.

Isto é o resultado de uma selecção feita com base na *(…) aplicação de uma grelha de critérios objectivos, observáveis e qualificáveis, com ponderações que permitem distinguir as experiências profissionais mais relevantes (…) onde se procurou reduzir ao mínimo as margens de subjectividade, discricionariedade na apreciação do curriculo dos candidatos, reafirmando-se o objectivo de valorizar e dar prioridade na classificação aos professores que têm dado provas de maior disponibilidade para assumir funções de responsabilidade.Assim ‘reza’ o Dec Lei 200/2007 de 22 de Maio. Admirável!

Agora consta por aí ( e por aqui) que aquele professor ( coordenador do meu departamento) me irá avaliar…

Não, isso não será verdade. Esse professor irá provavelmente fazer de conta que avalia, porque só pode avaliar quem sabe, quem for mais competente do que aquele que se pretende avaliar.

O título de ‘titular’ não é, só por si, suficiente. Mesmo que isto seja só para fazer de conta…

Conhecidos os meus interesses, passo ao principal objectivo desta carta, que é, simplismente pedir perdão!

Pedir perdão, em primeiro lugar, aos meus alunos. Pedir perdão a todos os Pais dos meus alunos. Pedir perdão porque estou de professor mas sem me sentir professor. Tal como milhares de colegas humilhados e desencorajados, sinto-me transformado num funcionário inútil, à espera da aposentação.

Ninguém consegue ser bom professor sem um mínimo de dignidade. Ninguém consegue ser bom professor sem um mínimo de paixão.

As minhas aulas eram outrora, coloridas, vivas e muito participadas. Com acetatos, diaporamas, videos, powerpoint, etc.

Hoje é, apenas, o giz e o quadro. Só a preto e branco com alguns cinzentos à mistura.

Sinto-me desmotivado, incapaz de me empenhar e de estimular. Receio vir a odiar a sala de aulas e a própria escola. Receio começar a faltar para imitar o professor titular e coordenador do meu departamento ( só não irei passar férias para a República Dominicana porque tenho outras prioridades…) Receio que os professores deste País comecem a fingir que ensinam e a fingir que avaliam. Sim, porque neste país já tudo me parece a fingir.

Cumprimentos.

( Um professor anónimo e humilhado, tal como milhares de outros professores.)

 

            Nota: 

Eu cheguei ao topo da minha carreira, 10º escalão,  PROFESSORA TITULAR, saída da primeira

fornada… Tenho apenas uma licenciatura em Português/História, não tenho Mestrado, nem dei aulas no Superior, nem fui Presidente do Conselho Directivo… Mas dei aulas,fui orientadora de estágio, desempenhei outros cargos e obtive os necessários 95 pontos. Eu iria avaliar este professor se trabalhassemos na mesma escola… quer ele fosse de Português,História, Matemática, Fisico_Química ou Filosofia…

Eu teria que o avaliar mas não me sentiria à vontade a avaliá-lo a ele, como não me sentiria à vontade para avaliar outro qualquer colega de trabalho! No entanto, eu seria obrigada a avaliá-lo, quer gostasse ou não. E como iria eu avaliar um professor de Matemática ou Filosofia, se eu sou de História?!…

Pois…algo vai mal!!!… 

 

13 thoughts on “ALÉM DE VERDADE É MUITO BELO…

  1. Onde é que vamos parar?
    Também estou na função pública e com todos estes decretos e alterações, por vezes já não sei o que sou e se terei coragem para continuar, ao fim  de 32 anos de serviço, com a mesma vontade e gosto pelo que faço!!!
    Um beijinho e obrigada por esta publicação.
    É bom que muitos a leiam para se aperceberem que nós , aqueles de quem dizem que têm salários "chorudos", não estão , de modo algum a serem tratados com  o devido respeito.

  2. Não estou ligado a essa área profissional, mas sou pai de gémeos e amigo de diversos professores e sinto e partilho destas vossas preocupações!…
    Permite-me o desabafo…
    Portugal… está muito estranho!… nas mais variadissímos aspectos!
    Porque será ?….
    Beijos e gostei muito desta tua abordagem.

  3. é o estado da nação no seu expoente máximo.
    e dp admirem-se de 400 professores pedirem a reforma por mês…
    Eu tou no meu primeiro ano como professor: no estágio.
    Olho p\’o lado e vejo professores c decadas de carreira a terem medo de avaliações incompreensivas (axo bem k avaliem, só n concordo c os metodos) e a ter de realizar relatórios, justificações, elaboração de unidades didacticas e suas reflexoes, etc etc etc.
    Eu sempre k entro na sala de professores, brinco c eles: "Então colegas estagiários??? Já fizeram os planos de aula todos direitinhos???? Olha k chumbam!!!!"
    desgraça total
     
    Grilo N
    Sê como kem crê
     

  4.  
         Boa noite Mari,
     
         Estive a ler com muita Atenção o que acabas de expor;
         Acho que, te estás a Menozprezar… Na Relação, contigo
         Própria, e no Potencial por Ti Adquirido ao Longo dos Anos.
         Senão, Repara: Mesmo, sem Mestrado… Tens, um Atributo
         Muito Valioso e Indispensável!…Que é: Experiência! Conquanto,
         Muitas das Vezes… Um Mestrado, é um Simples bocado de Papel!
         Não vejo Quaisquer inconvenientes de que numa Profissão – de Trabalho –
         Porquanto, é de Trabalho que se Trata!… Quaisquer Profissionais, sejam
         Avaliados por Profissionais Hiérarquicamente Inferiores!…Lógicamente, se
         Inseridos em Comissões de Avaliação com Capacidade para o Efectivar!
        
                      A Competência, quando Avaliada… Sai Sempre a Ganhar!
     
                                 Abraço-te minha Amiga!
     
                                       Apolinário

  5. “Rascunhos & Sentimentos” tem o prazer de vos apresentar o Poeta da Semana:
     
     
    Yasmin
     
     
    "Perfume de Jasmim" 
     
     
     
    Entre e sinta-se á vontade, junte-se a nós, comente e faça desta iniciativa a sua casa.
     
    Desfrute
    Das palavras que escrevem…
    Dos sentimentos que desvendam…
     
    Seja bem-vindo!
     
     
    “Rascunhos & Sentimentos” 

  6.  
    Quem me dará a mãoQuando do mundo não restar nada…Quem mostrará a luzQuando meus olhos estiveremCansados da escuridão…Quem me trará a águaQuando minha bocaEstiver seca de sede…Quem me mostrará a esperançaQuando meu mundo estiverTomado de desilusões…Quem irá me ouvirE me dar bons conselhosQuando o mundo se fizer de surdo e se calar…Quem irá atender ao telefoneQuando minhas mãos tremerem ao discar o número…Quem irá ouvir meus gritos de socorroE virá me socorrer…Somos fiéis a uma amizadePoderemos estar no abismoMas jamais soltaremos as mãos.Mãos unidas por um forte laçoChamado AMIZADEDois Amigos,Duas AlmasSeguindoUm Mesmo Caminho.
    *****
    Bom inicio de semana!
    aqueles beijos de sempre
    ANNA

     

  7. Minha amiga
    Quero agradecer as palavras simpáticas que  me deixaste em RASCUNHOS E SENTIMENTOS nopoema MEU SOL e tambem as palavras de incentivo.
    Pode ser que com a vossa força esteja a nascer uma poetisa com p pequeno, evidentemente, que eu não sou de grandes sonhos e ambições…
     
    E quanto ao tema que escolhi para ser debatido, obrigado também pela  participação.
    Deixo algo que li um dia… 
    « SE TIVESSES UMA MÁQUINA DE VIAJAR NO TEMPO, VOLTASSES PARA TRÁS E A REENCARNAÇÃO FOSSE POSSÍVEL, SERIAS TU PRÓPRIO.» – Jack Eason, aos 10 anos de idade.
     
    Constatei, desde que viajo por estes caminhos da Net, que os sentimentos que aqui se desenvolvem são bem reais. Tenho-vos no meu coração. Bem hajam e obrigado por existirem na minha vida!
    Beijos com perfume de jasmim.
    Yasmin

  8. “Rascunhos & Sentimentos” tem o prazer de vos apresentar o Poeta da Semana:
     
     
    Fernando GP
     
     
    "Vale sempre a pena mesmo por causa pequena" 
     
     
     
    Entre e sinta-se á vontade, junte-se a nós, comente e faça desta iniciativa a sua casa.
     
    Desfrute
    Das palavras que escrevem…
    Dos sentimentos que desvendam…
     
    Seja bem-vindo!
     
     
    “Rascunhos & Sentimentos” 
     
     

  9. A força do poder,
    tem todo a opinião.
    Da ciência  e do saber
    No pensamento está  a razão.
    Estes casos ,eu conheço bem,
    infelizmente .
    Felicidades e obrigado pela sua visita  e comentário.
     
     

  10. Passando para deixar um miminho:
    ´`¶¶¶¶¶¶¶¶¶oooooo¶¶¶¶¶¶¶¶¶`¶¶¢¢o$¶¶´´´´´´´´´`¶¶¶¶ø¶¶¶¶¢¢ø¶¶¶ø´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶ø¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´`´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´oo´´´´´´´¶ø´´´´´´´´´¶ø“`´´´oo`´´´´´¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶“`´´oo`´´´´¶¶¶¶´´´`´´´´´¶¶¶¶“´`o´o`´´´¶¶¶¶`´`´´´´´´¶¶¶¶“´o´´o`´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶“¶¶¶¶“o´´´o´´´¶¶¶´´´´¶¶´“¶¶¶“o´´´¶¶¶´´¶¶`´´´´´´´´¶¶`´´`¶¶¶´`¶¶¢¶¶¶´´´“`¶¶¶´´`´´¶¶¶o¢¶¶´¶¢7ooo¶¶¶¶¶¶`´´´`¶¶¶¶¶¶$o¢¢¶¶¶$oooø¶´´´´´´`¶¶¶“`´´´´´¶¢oø¶¶¶ooø¶´´´´´´´´`¶`´`´´´´´´¶ø7o¶¶¶¶¶¶ø“´´´´´´´´´´´´´´´´`¢¶ø¶¶¶¶¶¶¶ø“´´´`´TU ‘’’´`´´´´¢¶¶¶¶´¶¶¶¶¶ø“`´´´´´ÉS´´´´´´´´¢¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶“´ESPECIAL´´o¶¶$oo¶´´ø¶¶¶¶¶¶¶ø`´´´“`´´ø¶¶$øo¢¢¶¶´¶¶øo¢øø¶¶¶$¶`´´´´¶`¶øoo¢o¢¢¢$¶`¶o¢¢¢øøø$¶´´`¶ø¶“`¶¶ø¢ooo¢øø¶`¶¢¢¢øø$¶¶¶´´´´“´“`¶¶¶¶¶¶øø$¶´`¶¶¶¶¶¶¶¶`´“““´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶
    E um beijo imenso…
    Alma
    …_ (_) _..(_)@(_)……(_)…….\\/……\\\\|//.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s