O POETA FAZ-SE AOS 8 ANOS…

 

 

  

 

  Certo dia, li um livro de Maria Alberta Menéres – O POETA FAZ-SE AS 10 ANOS e, naquele instante, decidi que iria ajudar os meus alunos a tornarem-se poetas aos 8…

Desenhei umas letras enormes e colei na parede a frase:  A POESIA É A BELEZA DA VIDA!… e, servindo-me de pequeninas “estratégias” divertidas, consegui que escrevessem pequenos textos, verdadeiras descobertas de escrita!

 

No dia 21 de Março desse ano lectivo – Dia internacional da Poesia – e integrados num projecto das Bibliotecas escolares do concelho de Faro, saímos da ESCOLA e fomos para a principal rua da cidade  distribuir centenas de poesias, feitas por eles. Às pessoas que passavam… estendiam o papel colorido com a poesia e diziam mais ou menos isto:

 

_ A POESIA é a beleza da vida!…

 Fiz para si com carinho, por favor, aceite. Obrigado.

 

Em troca recebiam sorrisos, palavras de apreço e de agradecimento.

Regressaram felizes!…

Distribuir Poesias é como distribuir sorrisos. Não custa nada e podemos tornar mais colorido o dia de quem se cruza connosco..

 

Deixo algumas poesias desse dia 21 de março de 2004. 

Estes alunos estão hoje no 8º ano…

 

A Natureza e a Primavera

 

A Natureza

tem pássaros e flores,

campos e árvores

cobertos de flores.

Árvores com frutos

 peras, laranjas,

e  outras belezas

de Primavera.

As plantas sem

água  não vivem

nem tão pouco

a Natureza!

Mas se chove

Tudo fica bem

 E a  Natureza vive também.

 

     Miguel Graça

 3º ano

 

                                             Paz em Família

 

Gosto muito

Da minha família,

Dou-lhe grande valor…

Entre nós há muita alegria,

Amizade e Amor.

E para todos

Eu peço Paz,

Muita Paz,

 

Maria Sosthene

8 anos

         A Nossa Escola

 

A nossa escola é boa

Os professores a ensinar 

 Os alunos a aprender 

Jogamos e brincamos

Damos amor e fazemos paz

De mãos dadas,

Corremos, cantamos e brincamos.

Nunca mais te vou esquecer

Minha querida Escola 

 Nem mesmo

Quando envelhecer!

 

Susana Magali

8 anos

A Natureza

 

A Natureza

É Bela para a vida!

A Natureza

Dá-nos o que precisamos!

Flores a nascer,

Passarinhos a cantar,

Prados verdes e água a correr…

tudo isto a Natureza nos dá

Que mais podemos querer?

Também nós temos,

Que a proteger!

Para que sempre possamos

Em paz, nela viver!…

 

      Tatiana Valente

8 anos

 

A abelha

 

Uma abelha pequenina,

Corria pelos campos fora,

De tarde corre.

De noite dorme profundamente,

Um dia sonhou que

Ia ter paz

Foi fazer o mel.

Mel é tão bom!

O pior é que o homem lho tira…

O homem devia ter pena!

 

  Adriana Bolas

8 anos

   

 

 

 

6 thoughts on “O POETA FAZ-SE AOS 8 ANOS…

  1. Amiga,Obrigada por mais este post, delicio-me com estas tuas "lavras", e cada vez mais acho que nasces-te mesmo ser professor e cada menino que teve o prazer de te conhecer foi um preveligiado.Adorei este poemas dos teus meninos.Desejo-te a continuação de um bom fim de semana.Um grande e doce beijo.

  2. Maravilhosos poemas estes da pequenada!!!Beijo para ti P. GildaQUE SEU DIASEJA DE MUITA ALEGRIASEJA FELIZ HOJE E SEMPREBEIJO COM CARINHO DA AMIGAANGE…." EXTRATOS"A minha solidão me pareceu corôasinal de perfeição em minha fronte!!!De repente senti o vento,Que me humilhava;Senti-me delirante e perdidaPois afinal minha corôa ,Era de ferro pesada ,e fria.

  3. BOM DIA P.GILDA!!!AFINAL SOMOS PEIXINHOS!!!E SÓ AGORA ME APERCEBI QUE ESTAMOS AMBOS LIGADOS À EDUCAÇÃO RSRSSDE MANEIRA DIFERENTE, MAS COM O MESMO OBJECTIVO. EU SOU EDUCADORA EM UMA INSTITUIÃO.DEIXO-TE UM PEQUENO EXTRATO DE UM POEMA MEU.Tenha um bom inicio de semanaSeja feliz hoje e sempreBeijo com carinhoAnge…."EXTRATOS"Acordei no silêncio das magnóliasNum perfume solene de túnica brancaA cordou-me a mnhã para o mindoVesti-me de magnólias veste brandaEm perfume de magnólias me inundo.(Angelina Alves)

  4. BOM DIA, BOM FIM DE SEMANA, BOM DESCANÇO, BJSSSSSS P. GILDA!!!QUE MAIS TEREMOS NÓS EM COMUM???…HEHEHEHHHHHHHH!!!…???…Bom dia !!!Trazendo para vcAlegria E o perfume das rosas!!!Seja feliz hoje e sempreBeijo com carinho da amigaAnge…. "EXTRATOS"Numa noite de luarDeixei as pegadas na areia quenteEm passos firmes caminhei junto a tiFechei os olhos e caminhei na imensidão realSentindo o vento…E todo o barulho de genteQue bricava naquele tempoGente feliz e contente.Ange….

  5. Era ele que erguia casas onde só havia chão Como um pássaro sem asas Ele subia com as asas que lhe brotavam das mãos Mas tudo desconhecia de sua grande missão Não sabia por exemplo que a casa de um homem é um templo Um templo sem religião Bj vitorio bom fim de semanaDeve ser aliciante para ti, fazer crescer nas crianças o gosto pela poesia, e fazer crescer para a vida tantos homens e mulheres que serão o amanha! deve ser aliciante fazer uma coisa de que se goste e pelo que tenho lido no teu blog tu gostas do que fazes, nota-se nalguns de teus escritos sobre as crianças! citando alguém que não sei quem é existe uma criança dentro de cada um de nós, por isso me entristece tanta historia triste que acontece com crianças, algumas mal amadas abandonadas abusadas, a criança precisa de carinho e amor para ter uma mente sã precisa de paz, por isso é tão importante aquilo que fazes pelas crianças tu e todos os que dão o seu melhor em prol do seu bem estar! um obrigado pela criança que fui é pena que a vossa profissão seja Tao mal atendida quanto ao seu estatuto e aquilo que na verdade fazem por este país. um bj vitoriogil

Deixe uma Resposta

