PROFESSORES – Escrito do Séc. XVI

 

                                                                            

Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599).

 

 

                

 

“Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (…). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (…).”

 

“Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.”

 

Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”

 

“Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”

 

Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”

 

“Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”

 

 

"I. 22. Para as letras, preparem-se professores de excelência

Para conservar (…) um bom nível de conhecimento de letras e de humanidades, e para assegurar como que uma escola de mestres, o provincial deverá garantir a existência de pelo menos dois ou três indivíduos que se distingam notoriamente em matéria de letras e de eloquência. Para que assim seja, alguns dos que revelarem maior aptidão ou inclinação para estes estudos serão designados pelo provincial para se dedicarem imediatamente àquelas matérias – desde que já possuam, nas restantes disciplinas, uma formação que se considere adequada. Com o seu trabalho e dedicação, poder-se-á manter e perpetuar como que uma espécie de viveiro para uma estirpe de bons professores.

 

II. 20. Manter o entusiasmo dos professores

O reitor terá o cuidado de estimular o entusiasmo dos professores com diligência e com religiosa afeição. Evite que eles sejam demasiado sobrecarregados pelos trabalhos domésticos."

 

 

 

5 thoughts on “PROFESSORES – Escrito do Séc. XVI

  1. COM AMARGURA DE ESPÍRITO NENHUM PROFISSIONAL NUNCA DESEMPENHOU BEM SUA PROFISSÃO, SEJA ELA QUAL FOR. GRANDE BEIJO EM TEU CORAÇÃO. BOM FINAL DE SEMANA. QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA SEMPRE EM TUA ALMA E CORAÇÃO E QUE ASSIM, POSSAS SEGUIR E CONSTRUIR COISAS POSITIVAS PARA TI E OS TEUS. AS CONSTRUÇÕES NEM SEMPRE SE FAZEM FÁCEIS, PORÉM NÃO IMPOSSIVEIS PARA AQUELES QUE CREEM E QUE TEM PERSISTENCIA E FORÇA DE VONTADE EM CONSTRUIR E FAZER POR SI O MELHOR E TAMBÉM EM DEIXAR BONS EXEMPLOS. MIL CARINHOS.

  2. Eu acredito que os professores são uma das bases sólidas da constituição da Nação, sim Nação, não Estado.Creio que os professores são como os militares. Se não estiverem motivados e forem incentivados, a curto prazo e agora, sim, será o Estado a estar em risco.Deus queira que a situação melhor, e esta profissão volte a ser valorizada como bem merece, senão…senão…enfim até tenho medo de dizer.

  3. O trabalho de professor requere muita paciencia e atençao para com os alunos .Nao deve ser facil tados os dias .Coragem e boa continuaçao.Boa noite e sonhos felizes

  4. Você sabe o quanto me motiva assuntos relacionados à educação…fica pensando aqui no que o professor em sua formação sonha quando se imagina à frente de um rebanho de cordeirinhos(no melhor sentido) pois cordeiros precisam sempre ser guiados para onde tem sombra, segurança e alimento; o discurso sobre a missão dos pais já é bem conhecido, mas os valores firmados através do magistério são como um potente fertilizante; é verdade que muitos professores hoje não tem se orgulhado do valor como deveriam ser distinguidos pelo Estado, mas eles são abençoadores, abnegados, conscientes e pacientes. Guardo um nome em minha memória: Maria Norma de Aquino Maya; uma professora de ensimo fundamental, ela foi minha educadora; hoje tenho 53 anos e o seu nome além de outros, está na minha memória! professores deixam marcas para toda a vida. Um psicólogo escolar observa a escola como um todo, um diretor vê a isntituição mas o professor vê cada aluno e sabe que cada um tem sua história. Acho isso admirável! Um grande abraço para você!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s