Por que não Sto António ao invés de S. Valentim?

 

 

 

 

  A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objectos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no Séc. 19 a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.

A História de São Valentim

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam-lhe flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão… O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura:

“Do teu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

 

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo António o santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido às suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento – em queda na Idade Média – gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

O Dia dos Namorados tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, já em Portugal a data é celebrada a 14 de fevereiro.

Não se entende o critério da nossa escolha para comemorar este dia… S. Valentim é um santo romano…

Santo António é o nosso Santo casamenteiro e é português…

 Estou com os meus amigos brasileiros… Santo António, sim!…

Mas… S. Valentim também.

Não é fácil cortar com a "já instituída tradição"… Ainda bem que somos livres para escolher e comemorar uma data ou outra e que não estamos na Idade Média, época em que viveram os dois santos.

Beijos e divirtam-se!

 

6 thoughts on “Por que não Sto António ao invés de S. Valentim?

  1. Minha flor… O que és não foste eu quem te fez e sim, quem te sentiu És alguem que surgiu daqui ! de dentro do meu peito És alguem que ri quando triste que chora quando feliz Tem algo de puro e muito de profano mas eu, te gosto assim Tu és mistério, és vida és um dôce adeus na despedida És o que sempre desejei mas nada do que consegui Tu és a pétala caída da flor és minha incessante dor Tudo o que passou tu foste tudo o que virá…seras Mas nem por um segundo que eu te esqueça permitiras Tu sera a minha vida meu sangue e minha sorte Tu sera a minha morte sera tudo…até o fimO vendedor de flores

  2. Votos de uma excelente semana!Convidamos a fazer parte do nosso mundo!Anna & PauloDois…Apenas dois.Dois seres…Dois objetos patéticos.Cursos paralelosFrente a frente……Sempre……A se olharem…Pensar talvez:“Paralelos que se encontram no infinito…”No entanto sós por enquanto.Eternamente dois apenas.(Pablo Neruda)

  3. Será legitimo proibir a adopção por parte de casais homossexuais? Serão estes menos capazes de amar, cuidar, proteger… ? Vem! Dá-nos a tua opinião …Votos de uma boa semana T.Q.N.F.

  4. Amizade é algo inexplicavel, ter um amigo é demontrar que somos capazes de sentir varias formas de amar…Poder sentir a alegria de outra pessoas,Sentir sua dor,Seu carinho,Amigos presentes de Deus!!!Aline RegesBoa noite e sonhos carinhosos!!Beijos

  5. ´´´´´´´´¢¶7¶¶¶¢´´´´´´´´$¶¶¶7¶¢´´´´´ø¶7¶¶¶¶¶¶¶¶¶7´´´¶¶1´´o¶¶¶¶¶$´´´1¶¶´´¶øøøøøøø7¶ø´¶o´´¶¶¶¶777¶¶¶ Boa noite!´´7¶7´1¶7øøøøøøøø7øø17¶¶7$$$7777¶¶¶´´¶ø´´¶7øø¢¢¢ø¢øøø$ø7¶7$$$$$$77777¶¶´ø¶´´¶$øøøøøøøøøøøøøøøø$$$$$$$7777¶¶ Sonhos Doces!´´¶7´¢¶øøøøøøø¢øøøøøø$ø$$7¶¶¶¶¶¶¶¶¶7´´¶¶´´¶$¢¢øøøøøøøøøøøø$$¶¶ø´´´´´¶¶´´´´$¶¢´¶$$øøøøøøøøøøø$$¶¶´´o¶¶¶o´´´¶¶¶¶ Anna & Paulo´´´´´¶¶1ø7$øøøøøøø$$$$$¶´¶´¶$¢ø7¶ø¶¶7¶¶ø´´´´´´´¶7o$$øø$$ø$$$$$$¶´¶´¶ø¢¢¢ø$$$$7¶¶´´´´´´´´ø¶¶¶7ø$$$$$$$$$¶´77¶ø¢¢øøø$$7¶¶´´´´´´´´´´7¶¶¶7$$$$$$$$¶¶7´¶¶¶$øøø$¶¶¶´´´´´´´´´´´´´¶¶¶7$$$$7¶¶¶$´´7¶¶¶7¶¶¶7´´´´´´´´´´´´´´1¶¶¶77¶¶¶¢´´´´´´1¶¶¶7´´´´´´´´´´´´´´´´¢¶¶¶¶7´´´´´´´´´´7´´´´´´´´´´´´´´´´´¢¶¶

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s