Por que é móvel o dia de PÁSCOA ?

 

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. 

  Historicamente, a palavra Páscoa significa ‘passagem’, pois muito antes de ser consideradaa festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do Inverno e a chegada da Primavera, onde os pastores faziam uma festa muito alegre, que marcava o renascimento da natureza após os meses de frio do Inverno.  

  Todos os anos o dia de Páscoa muda e isso tem relação com o ano, as fases da Lua e com o equinócio da Primavera  para o hemisfério norte. Existem dois feriados, muito populares, que mudam todos os anos – o carnaval e a Páscoa. Por isto é  comum as pessoas perguntarem:

_ Quando é que será o carnaval no próximo ano?

Para respondermos precisamos de um calendário do próximo ano e lá estaa resposta que depende das fases da Lua e do equinócio.
A data em que comemoramos a Páscoa e o carnaval estão ligadas. Se nós soubermos uma também saberemos a outraA semana da Páscoa inicia 40 dias após a quarta-feira de cinzas, que segue a terça-feira gorda, último dia do carnaval. Pega  no calendário e vê que no ano de 2009 a quarta-feira de cinzas foi no dia 25 de Fevereiro e então, contando 40 dias, nós chegamos ao dia 6 de Abril, que é quando começa a semana da Páscoa. No domingo, dia 12 de Abril, há ovinhos de Páscoa...
Outra característica é que a Páscoa é celebrada num dia da semana, o domingo. Muitos celebrações que fazemos ocorrem num dia determinado de um mês como o aniversário de uma pessoa, a Implantação da Republica e o Natal. A escolha desta data é diferente de muitas outras a que estamos acostumados. O que é que o dia da Páscoa tem de especial?
 Ocorre sempre num dia certo da semana, o domingo, e por isto há uma consequência desta escolha. Todos os  anos o aniversário de qualquer pessoa cai sempre num dia da semana diferente. Por exemplo, se fiz aniversário no dia 12 de Março no ano de 2009, foi numa quinta-feira, no ano de 2010 será numa sexta-feira…Como a  Páscoa é escolhida como sendo sempre um domingo, ela cairá sempre num dia do mês diferente, a cada ano.
Além de ser num domingo, o dia da Páscoa ocorre logo após ou na noite de Lua Cheia. É isto mesmo, no  domingo de Páscoa, se não estiver nublado aparecerá a Lua. A existência de iluminação na rua e nas casas é um fenómeno recente, pouco mais de 100 anos, um século. É por isto que hoje nós podemos fazer festas sem nos preocuparmos que anoiteça, mas  tempos atrás isto era mais difícil. A comemoração da Páscoa é muito antiga e imagino que, nesta época, para que uma festa pudesse entrar durante a noite, a iluminação proveniente da Lua ajudaria muito.

Portanto a Páscoa, ocorre logo após o início da Primavera, para nós do hemisfério norte, ou do Outono  para os que estão no hemisfério sul. A Primavera e o Outono começam num dia muito especial chamado de equinócio. Este é o dia em que o Sol passa pela linha do equador e o dia e a noite têm a mesma duração. Isto acontece duas vezes por ano. Para nós a Primavera  começa nos dias 20 ou 21 de março.

Finalmente:

 O dia de Páscoa é o primeiro domingo após a Lua Cheia depois do equinócio da Primavera.

Queres saber o dia de Páscoa no próximo ano? Descobre como prever as fases da Lua e assim vais saber qual será o primeiro domingo após a Lua Cheia depois do dia 20 de Março de 2010/ equinócio da Primavera…

Data da Páscoa nos próximos anos

    2010 –  Tenta descobrir!!!

2011 – 24 de Abril

2012 – 8 de Abril

 

8 thoughts on “Por que é móvel o dia de PÁSCOA ?

  1. “Rascunhos & Sentimentos” tem o prazer de vos apresentar o POETA DA SEMANA : Lua ***** Lua Peregrina Entre e sinta-se á vontade, junte-se a nós, comente e faça desta iniciativa a sua casa. Desfrute Das palavras que escrevem… Dos sentimentos que desvendam… Seja bem-vindo! “Rascunhos & Sentimentos”

  2. oi princesa, sou eu![fala serio!]boa essa sua questão, e realmente nao tinha me atentadoa ideia do domingo, pq é sempre no domingo de pascoa!bom post e otimo blog,abraços!

  3. Bom dia !boa tarde e boa noitetodos os dias !Sentimentos de esperança invadem o coraçãoInquieta meu rostomodela uma lágrima feliz…Que caí nesta folha como um corpoe gera a certeza de conquista !Ao olhar para tráse caminhar para frente.Feliz Páscoa !uma linda semana !Um grande beijo no teu coraçãoAlexandre Sena

  4. Bom diaaaaaaa!!!Que tal a Pascoa nos nossos Algarves?O tempo não ajudou muito pois… mas podia ser bem pior.Tem uma semana maravilhosa!Beijos sem fim…**Anna**

  5. Para os lados de OdemiraPor terras do Vizir, perdeu-se um dia um pastorÀ procura do rebanho…Ao escutar, musica, estranha, depara-se com uma jovemQue num lindo rio se banhaPobre Pastor, ao ver tanta belezaÉ logo ferido de amorDirige-se para a jovem, oferecendo o coraçãoE cego por sua beleza, ambos se perdem de paixão.Ela é a filha do Vizir, que um dia aparecePara este amor proibir.E num Castelo passa a viver encerradaVivendo através dos tempos, destino de Moura encantada.Desencantado vive o PastorFerido no coração, no roubo de sua ilusão.Um dia a bela PrincesaFugindo à segurança, corre para o seu amorE são feridos de morte.Dizem que o sangue de ambos, corre por entre os pradosO sangue de seus amoresSe transformou, num branco rio de flores Angelina Andrade

  6. Ora cá está uma pergunta que já me fiz muitas vezes….sinceramente nunca percebi porque é que o Natal (nascimento de Jesus) tem data certa e a Páscoa (morte de Jesus) não….mas enfik é assim e pronto não vale a pena….mas gostei desta explicação…tenho que ir pegar num calendário a ver se acerto na data :)Linda amiga espero que a semana esteja a correr muito bem!! Uma grande beijoca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s