O SANTO CONDESTÁVEL

 

 

Beatificado pelo Papa Bento XV em 1918 foi hoje, em Roma, canonizado o Condestável Nuno Álvares Pereira, até agora Beato Nuno de Santa Maria.

O povo, na sua sabedoria, desde há séculos que o crê merecedor de tal estado, por isso, lhe chama Santo Condestável. A sua bondade já era referida nas Crónicas de Fernão Lopes e na Crónica do Condestabre, escritos do Séc. XIV. Também na Poesia, Fernando Pessoa escreve, na Mensagem, sobre Nun’Álvares Pereira e a auréola que o cerca.

  D. Nuno Álvares Pereira, foi determinante para a consolidação da independência de Portugal na crise de 1383-85, como Condestável do Reino, isto é como chefe militar dos Exércitos de Portugal, tendo sido o seu maior feito militar a vitória portuguesa na memorável Batalha de Aljubarrota, que ocorreu na tarde de 14 de Agosto de 1385. 

Porém, não é por nada disso que Nuno Alvares Pereira foi proclamado santo, mas porque apesar de ser a segunda figura do reino, estimado e considerado pelo Rei e por todos os seus contemporâneos, respeitado e admirado até pelos seus antigos adversários castelhanos, D. Nuno renunciou a todas as honras, distinções e poderio temporal e fez-se monge carmelita, entrando para o Convento do Carmo que ele próprio mandara construir em Lisboa.

Desde que professou na Ordem do Carmo, este “grande do Reino”, passou a andar descalço, de hábito carmelita, a pedir esmolas para os pobres pelas ruas de Lisboa, vivendo uma vida de oração e penitência, amor aos mais pobres e especial devoção à Mãe de Deus.

Logo, pouco depois da sua morte, a fama de santidade de D. Nuno Alvares Pereira se começou a espalhar, de tal modo que sete anos depois, o Rei de Portugal pediu ao Papa a sua canonização.

Entretanto o seu culto crescia e alastrava a outros países, a começar pela própria Espanha que não guardou ressentimentos pelo seu antigo adversário político-militar e reconheceu nele um exemplo de bondade e dedicação aos pobres.

****

5 thoughts on “O SANTO CONDESTÁVEL

  1. porque sou Português faço minhas as tuas palavras! embora no fundo estas encenações que a igreja faz de quando em quando me deixem um pouco indiferente! tenho que honrar a memoria de um homem que honrou e prestigiou o meu país e o libertou dum jugo que se vinha arrastando em que muitos portugueses ilustres coabitaram com o inimigo, como hoje já oiço vozes dizendo que se fossemos anexados por Espanha estaríamos melho!, por isso viva d. Nuno Álvares Pereira seja santo ou não, beijo vitoriogil

  2. P. Gilda amiga!!!bom descanço, bom trabalho, bjsss para ti.!!!BOM DIA AMIGA/O!!!TENHA UM OTIMO FIM DE SEMANASEJA FELIZ HOJE E SEMPREBEIJO COM CARINHO DA SEMPRE AMIGAANGE…."EXTRATOS"Lágrimas é um pingo de mágoaQue sai derretidaQue nasce na almaE brota no olharLágrima teima atrevidaNão tem outro geito senão rolarPelo rosto.L´grima pode ser de alegriaPode ser de desgosto.(Angelina Alves)

  3. “Rascunhos & Sentimentos” tem o prazer de vos apresentar o POETA DA SEMANA : Celina Bittencourt ***** "Madrugada junto ao mar" Entre e sinta-se á vontade, junte-se a nós, comente e faça desta iniciativa a sua casa. Desfrute Das palavras que escrevem… Dos sentimentos que desvendam… Seja bem-vindo! “Rascunhos & Sentimentos”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s