Feira Medieval de Silves

 

 
De 8 a 16 de Agosto.
 

 

 

A sexta edição da Feira Medieval de Silves tomará conta do centro histórico da cidade, entre os dias 8 e 16 de Agosto de 2009, das 18h00 à uma da manhã. Conte com nove dias de recriação fiel do ambiente vivido na antiga capital do Al-Gharb.

Os primeiros dias da Feira serão de influência predominantemente árabe e os últimos dias de influência marcadamente cristã, num esforço de situar historicamente a recriação do espaço e factos dramatizados ao longo dos nove dias do evento nos séculos XI, XII e XIII. Num cenário natural e único no que concerne ao património edificado, do vermelho do grés que coabita com o ocre que pincelou beirais e paredes, passando por pátios e varandas, passarão figuras do povo, do clero ou da nobreza, homens de armas e muitos outros. Entre os sons e os aromas característicos, serão muitos os apelos aos sentidos e ao imaginário de cada um.

 

 

Do rio Arade ao Castelo haverá todo um ambiente de festa e de descoberta contínua. A história será contada não só através das várias representações, mas também pela cenografia envolvente e por inúmeros apontamentos que surgirão, ora num painel, ora numa exposição, ou até mesmo num edital.

Tudo começa no dia 8, ao som de tambores que irão rufar por toda a cidade. Músicos, bailarinos, outros artistas e personagens juntar-se-ão e junto ao cais esperarão Ibn Mozaine, nomeado governador de Silves, quando esta cidade integrava o Al-Andalus.

 

 

Ao longo dos dias serão recordados os povos que ali viveram, respeitando e valorizando o legado por eles deixado: da judiaria e seu lugar de culto à mesquita e a outros credos, culminando no cristianismo, que terá larga expressão quando D. Paio Peres Correia conquistar definitivamente Silves. Por fim e numa inesquecível viagem pelo tempo, relembraremos como D. Dinis, Senhor e Rei de Portugal e do Algarve, soube administrar, reordenar e fazer poesia.

A animação será uma constante, da música à representação, sem esquecer a gastronomia, chegando ao pormenor da moeda: no recinto da feira só se paga com XILB (o câmbio será feito à entrada e à saída). E quem quiser abraçar verdadeiramente o espírito medieval poderá alugar trajes adequados pelo valor de dois euros (ou, melhor dizendo, 2 XILB).

Consulte a programação detalhada do site da câmara Municipal, em http://www.cm-silves.pt, e faça uma boa viagem no tempo.

Ana Marta Ramos 
   
 Quem sabe não te cruzas, por lá, com a PrincesaGILDAالغرب   mais o seu mouro Ibn Almundin?!….

3 thoughts on “Feira Medieval de Silves

  1. Não vou perder tão importante evento! E vou procurar-te nas margens do Arade, nas ameias do Castelo, no meio da multidão que não sabe, porque não pode saber, que a princesa Gilda permanece para além do tempo.

  2. oi princesa!nossa q raiva que eu num esteja ai!humpf!!![fala serio!]adorei o post.deve ser realmente imperdivel.e vai falar sobre al andaluz!!!abraços baianoss!Fuiz!

  3. "As coisas vulgares que há na vidaNão deixam saudadesSó as lembranças que doemOu fazem sorrirHá gente que fica na históriada história da gentee outras de quem nem o nomelembramos ouvirSão emoções que dão vidaà saudade que tragoAquelas que tive contigoe acabei por perderHá dias que marcam a almae a vida da gentee aquele em que tu me deixastenão posso esquecerA chuva molhava-me o rostoGelado e cansadoAs ruas que a cidade tinhaJá eu percorreraAi… meu choro de moça perdidagritava à cidadeque o fogo do amor sob chuvahá instantes morreraA chuva ouviu e caloumeu segredo à cidadeE eis que ela bate no vidroTrazendo a saudade"Mariza, Fado em Mimhttp://www.youtube.com/watch?v=OpExb2hCYTs BEIJINHOS DA AMIGA CÉU(DE FÉRIAS, VOLTAREI BREVEMENTE)NÃO ESQUEÇAS AS FESTAS DE VIANA DO CASTELOÉ VIR E VER!!!!BJOCAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s