AGOSTO, meu querido mês de Agosto…

 

 
Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César em honra de quem foi baptizado o mês de Julho e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias.
 
Agosto é, no hemisfério norte, mês de férias, tempo de pausa, de retemperar energias, de recarregar baterias, de viajar, de descansar, de ler o que se deixou de lado ao longo de todo o ano, sob o pretexto da falta de tempo. Enfim, Agosto é mês de lazer – mas afinal um mês tão ocupado como os restantes, só que porventura ocupado com actividades diferentes das habituais.
Agosto é apanágio dos veraneantes, é mais in… todos procuram um lugar ao Sol … até parece que todo o Portugal se muda para cá no mês de Agosto. 
Agosto das filas no peixe, no pão, nos restaurantes, nas estradas, nas saídas da praia…
Filas e mais filas… filas intermináveis, neste interminável mês de Agosto.
Para nós residentes são 31 dias de cansaço, de confusão, de barafunda, de stress… que só queremos que passem depressa.
 
E vá-se lá entender porque toda a gente tira férias em Agosto?! …
Querem realmente férias aliviadoras do stress diário dos restantes meses do ano???
Então elejam Julho e Setembro e beneficiarão de um serviço 5***** . São meses  mais calmos, com  temperaturas do ar excelentes, não tão sufocantes como as de Agosto, mas divinais, são as ideais, são as nossas preferidas… Ao turista  que nos visita damos mais qualidade, porque podemos oferecer o que o Algarve tem de bom: sol, mar, bom peixinho… sem correrias e confusões. 
Nunca recebemos bem na nossa casa se ela estiver a abarrotar de visitas. O mesmo se passa com o Algarve em Agosto.
A confusão é grande por todo o lado!…
 
E ainda a respeito da queda da falésia, na praia Maria Luisa, aqui bem perto de mim, eu frequento esta praia e acredito que foi uma consequência do tremor de terra do inicio da semana.Temos um país que não tem dinheiro para ter " tudo em ordem", sabemos bem e, sendo sempre mais provável que as derrocadas aconteçam no Inverno, tambem podem acontecer no Verão. Sabemos que a erosão se dá a cada dia e pequenos sismos também, logo, o perigo pode estar sempre eminente.
Por favor, cumpram as regras de segurança. Um guarda sol pesa pouco…não aproveitem as sombras das falésias que estão assinaladas como perigosas.
Foi uma loucura a manhã de 6ª feira passada… foi terrivel sentir a tragédia tão perto.
Queremos que nos visitem, mas queremos que regressem bem aos vossos lares.
Quero que a minha terra seja lembrada pelos bons momentos de lazer vividos aqui e não pelas marcas de dor que ficam em quem perdeu familiares.
 
 

8 thoughts on “AGOSTO, meu querido mês de Agosto…

  1. Amiga tens razão em Agosto é preferível não ir para lado algum, a menos que seja obrigado a isso, que é o caso de famílias que têm filhos em idade escolar ou outra obrigatoriedade qualquer… por mim nunca gostei do mês de Agosto para passar férias, o mês ideal é o Junho. Lisboa nesta altura é muito agradável …. fazer passeios a pé, visitar alguns jardins e aproveitar as poucas esplanadas ….Foi muito triste esta tragédia, afinal transformou-se num Verão terrivel para estas famílias e que jamais o irão esquecer, mas ainda agora ouvi na TV que as pessoas continuam a usufruir descuidamente das sombras das falésias, que se pode dizer, será que estão convencidas que os desastres só acontecem aos outros ?Mári um grande beijo e um conselho "foge" para a tua casinha do Monte

  2. oi princesa!sensacional mais uma vez.aq no Brasil, agosto tem o apelido mimoso de mes do desgosto, e no fundo, acho q por aq eu sou um dospoucos q gosta deste belo mes — afinal faço aniverario 01/08!![rsrsrs]gostei muito do seu post!abraços imensos vindos do Brasil, Fuiz!

  3. Princesa : na noite anterior à tragédia ocorrida estive numa praia ao lado a assistir ao magnífico espectáculo do fogo de artifício. Quem poderia supôr que, horas depois, o cenário mudaria da pior forma. A natureza é traiçoeira e as pessoas também facilitam. Quanto à confusão de Agosto, faz parte do encanto do Verão algarvio!!! Bjs

  4. Querida…que bom receber visita tua…mesmo que seja bem rapidinha…como a minha !!!Mas trocamos energias!!!!!Adoro estar aqui…teu blog sempre lindo !!! Mas gotso do mes de agosto…amo !!!Mil beijos e boa semana!!Beijos p ciganooooooooooooooooo !!!!

  5. O Orgulho Lusitano volta(apesar de nunca ir de férias descansa)e traz-nos um poeta Moçambicano no cantinho CLPPe uma amiga que escreveu uma bela ode ao espírito lusitano que temos o prazer de publicar Na próxima semana iniciaremos os Nossos Contos PartilhadosEspero que gostem tanto de visitar este espaço como tenho gosto em pesquisar para publicare como me dá prazer as vossas amáveis visitas Um excelente fim de semana a todoscom alegria e muito muito orgulhonaquilo que somosmesmo que por vezes assim não pareçaAbraços lusitanos para o Mundoonde nos espalhámos um dia

  6. Ora parece que esta semana que terminou estive bem pertinho de ti não fazia ideia…andei ai por Albufeira….., mas tens toda a razão amiga o Algarve em Agosto não parece o mesmo……foi a primeira vez que ai estive em Agosto e confusso que não gostei muito….como dizes filas interminaveis…prefiro mil vezes o Junho….bem mais calmo…..mas não resisto a confessar-te uma coisa que me irrita um bocadito no Algarve….às vezes mais parece que estou em Inglaterra do que em Portugal loolUma grande beijoca nesse teu lindo coração

  7. Princesa Gilda,Excelente postagem não só pelos esclarecimentos sobre a origem do nome deste mês que finda, mas, ainda pelas orientações sobre segurança. Como já foi dito, no Brasil é crença popular que o mês é aziago. Por isso, temos entre nós, que "agosto é mês de desgosto". Os mais antigos falavam que o pior dia do mês era a primeira segunda-feira. Era considerado um dia reimoso. Quem é mordido por cobra no mês de agosto corre sério risco de morte. Dizem que neste mês elas ficam mais peçonhentas. Crendices e surperstições à parte, quando eu era menino de quatro anos fui levado por um tio para passar dia na sua casa, em bicicleta, no primeiro domingo de agosto do ano de 1959 (faz tempo!). Conta minha mãe que falou para ele me trazer de volta para casa no finalzinho da tarde e não na segunda-feira. Ele não deu ouvidos e me levou na segunda, sentado no varão da bicicleta. Quando já estava próximo de casa outro garoto da minha idade, o Dinael, saiu correndo de dentro de casa para a rua e foi atropelado. O garoto caiu e ficou semi-morto em virtude do impacto. Eu, (coitadinho!) fui arremessado no solo pedregoso uns três metros de distância do local do acidente. Já cai morto, sangrando pela boca e nariz. O coitado do meu tio sofreu alguns arranhões e logo se formou uma multidão querendo linchar o pobre homem que se supunha ter sido o causador da morte de duas crianças que estavam ali estendidas no chão. Um pastor da Assembléia de Deus ajuntou-me "morto" e levou para casa. Foi aquele Deus nos acuda! Todos já pranteavam a minha morte. Sem respiração, sem nenhum sinal vital. Não tinha médico na nossa cidadezinha lá do interior. Veio o enfermeiro mais famoso da cidade e depois de ministrar todos os seus conhecimentos práticos eu dei sinal de vida. Um gemido! – O menino não morreu! – disse o enfermeiro. Todos que haviam tomado as dependências da casa e os que estavam na rua, prontos para a sentinela, ficaram pasmos. Um milagre, diziam! Pai era devoto de São José de Ribamar e fez uma promessa: Se o seu filho José não morresse, levaria-o em romaria à cidade de São José de Ribamar, no dia do festejo, no ano que as condições financeiras estivessem favoráveis, para acender vela na igreja. Uma vela do meu tamanho. E assim fui cumprida a promessa três anos depois. E eu estou aqui, vivinho da silva. São coisas que a gente não sabe como explicar.desculpe por estender o meu comentário narrando um assunto pessoal. Achei oportuno já que tudo se deu em agosto e a postagem é sobre este mês.Um forte abraço!

  8. Olá P Gilda! As férias estão terminando e tudo volta à rotina do trabalho maçudo, mas necessário. Deixo-te um beijo e desejos de um bom trabalho sem setressssAmigaAnge….

Deixe uma Resposta

