COISAS DA MINHA LAVRA… Saudades!…

 
 
   Quando exercia a minha actividade de professora, ansiava sempre pelo 1º de Setembro… Era o retornar à Escola depois das férias do Verão.
  A última semana de Agosto nunca mais acabava…
  Hoje…não regressei, nem no ano que passou isso aconteceu. O estar aposentada não faz com que me esqueça da reentrada e, mais uma vez o meu relógio biológico me acordou às 7 h ( foram mais de 30 anos a acordar às 7…) e logo pensei:
_Hoje é 1 de Setembro…Quem me dera ir!…
O 1º de Setembro é o dia em que os professores se apresentam depois de férias, é tempo de trabalho " de bastidores", de preparação para a abertura do ano lectivo. Reencontram-se antigos colegas de trabalho, conhecem-se caras novas… Gostava sempre deste início, sim!…
 
Bem acordada fiquei pensando, revivendo, recordando tempos idos…
Bateu a Saudade e doeu a sério!!!…
                           
    
 ( O Blogue da unidade de Surdos da Escola da Penha )
 
 
 

7 thoughts on “COISAS DA MINHA LAVRA… Saudades!…

  1. Oi minha querida, obrigada pela passadinha e pelo comentário.Eu tb, como a maioria das mulheres, sempre brigando com a balança…sempre dois quilinhos a mais, ;)Gosto muito das crônicas e dos livros de Mário Prata.Pois é…Nossas férias aqui, são em julho, nessa época. Eu ando numa \’roda viva\’ tão grande de compromissos e trabalho, que tem dias que o meu tempo é cronometrado…are!!Vou dar um passeio na casa da minha mamma esse fim de semana, pegar um gás novo e ajudá-la a soprar muuuuitas velinhas!!Bju grande=)

  2. Também eu tenho saudades do tempo em que logo de manhãzinha corria para chegar a horas ao banco, tenho muitas saudades da convivência com os colegas , embora como deves calcular as tarefas que me aguardavam não eram muito estimulantes nem criativas, compensava depois com outros hobbies pós laboral. Num dos edificios onde trabalhei estavam cerca de 800 trabalhadores, era magnifico porque tinha oportunidade de conhecer várias pessoas e não ficar restringida a um núcleo pequeno.Beijos Mári

  3. Princesa: não foi num castelo, nem em nenhum palácio que nos conhecemos. Foi numa escola pequena, num meio rural, com apenas duas habitações próximas, num primeiro dia de aulas, em 1978! O teu vestido azul escuro, com umas flores brancas bordadas no peito, deixava perceber o teu "estado de graça"… Éramos tão jovens, os sonhos eram tantos…pensávamos que a nossa profissão seria para sempre. Também esta manhã estranhei a falta daquele compromisso e recordei factos interessantes e passados, com dificuldade em programar este dia que, na verdade, passei em casa sem fazer nada de especial. Sei bem do que sentia saudade… mas é melhor não especificar… a nossa amizade permanece e essa sim, será para sempre.

  4. Bom dia Lusitanos duas novidades importantes:mais uma Jóia da Nação " perdida " no imenso MundoDr. José Silvae finalmente o ínicio do tão aguardado Conto PartilhadoFaça uma viagem pelas entradas de blogue e veja as novidadesObrigada pela visitaOrgulho LusitanoMinha querida Princesa,ainda não tive oportunidade de te agradecer a passagem pelo Orgulho Lusitanoe as tuas sempre amáveis e "cheias de conteúdo" intervenções.Ainda bem que posso contar contigo no Conto Partilhado. O primeiro já foi entregue e outros se seguirão.Quanto ao teu regresso à escola no dia 1 de Setembro minha amiga, não sei se ias ter a mesma sensação ao entrar agora nas nossas escolas. Quem dera que pessoas como tu que nasceram para ensinar nunca fossem aposentadasbeijocas docesMaria João

  5. Que bom que ainda nos comovemos! De uma coisa temos que nos orgulhar, de que temos do que recordar! Bate uma saudade, sem dúvida! uma dorzinha de cotovelo, (como dizem no Brasil)sem dúvida! mas isso felizmente nos acena para essa grandiosidade: temos do que nos orgulhar e pelo que termos prazer de recordar. O que vou dizer aqui já achei piegas, mas infelizmente temos uma legião de pessoas sem memória, sem história, sem romance, sem sonhos, pois nasceram nos últimos trinta anos, unica e somente para serem bons funcionários, e isso é triste. Então alegre-se, pegue seu disco com aquela música que foi tema dos seus romances, coloque prá tocar, curta bem tuas boas lembranças pois como bem disse a nossa amiga aqui que até se lembra da cor do teu vestido, que lindo isso! isso não é passado, é presente, está ai dentro do coração. Querida amiga somos hoje o reservatório da dignidade que está sendo esquecida e que aqui deixamos para registo às novas gerações e até mesmo nos teus contatos hoje não tão estreitos com estes jovens tal como era antes; algo de que podemos dizer com firmeza: nós vivemos, ainda temos sentimentos; na humanidade tudo o que foi relevante tem rompido as eras, eminentemente , o amor; o que hoje para muitos é demodê, para nós tem todo sentido. Obrigado por expor tua linda humanidade aqui.

  6. Boa noite Mari, Fiquei deveras emocionado com a Foto que te serve de guia… Para este edificante Bombom da tua Lavra. Nota-se, o tempo Que entretanto decorreu sobre esta Efeméride: o recreio, onde Certamente, esta cativante simetria de vontades foi fixada para A Posteridade e, onde reina uma conjugação de vontades e o Entronizamento é perfeito – tanto da jovem professora como dos Seus Discípulos – e, o Amor, é visivel em todas as Fácies sem Excepção. Embora, o local bem vetusto…Como, todos os locais Onde se aprendia a ser Gente nessa época!…O Amor, o respeito E a Solidariedade eram "Moeda" de troca só pelo simples facto De ser Feliz. Ensina professora ensina, Reaprende tudo que ensinaste… Jamais, envergaste a Batina; No Sacerdócio que Grangeaste. Abraço-te, Amiga! Apolinário

  7. Olha que a foto é de 2007… e a " jovem professora" sou eu…bem conservada, graças a Deus !!!O recreio é de uma escola do Plano dos Centenários…com 40 anos… Já lá andaram, decerto, alguns dos avós das crianças de hoje.Obrigado pelo carinho e Bjos

Deixe uma Resposta

