O ALGARVE cobre-se de branco!…

 
 
 
 
 
 As amendoeiras em flor já cobrem o Algarve de branco, num espectáculo deslumbrante, inesquecível para quem o presencia, só possível numa região como esta, com excepcionais condições naturais e climatéricas.
Um cenário único que se estende pelas encostas férteis do Barrocal, em que as amendoeiras são cobertas por nuvens de flores cujas pétalas se espalham pelos campos, simulando um tapete de neve a brilhar ao sol.
 
Para quem não acompanha o meu blog desde o início, o nome que lhe dei – " PrincesaGILDA" –  deve-se à Lenda que se segue, a mais conhecida das inúmeras Lendas que tem o Algarve. Foi com ela que o iniciei, numa tarde em que decidi dá-las a conhecer aos meus alunos. 
À medida que íam terminando os seus afazeres diários, uma lenda do Algarve aguardava-os no PC da sala de aula.
Muito conhecida, mas sempre linda!…
 
 
A lenda das AMENDOEIRAS do ALGARVE
 
 
 
   Há muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb ainda pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota.
   Certo dia, entre os prisioneiros de uma grande batalha ,viu uma linda jovem de olhos azuis e porte altivo. Chamava-se Gilda e era conhecida como a Bela Princesa do Norte. Impressionado com tamanha beleza, o Rei Mouro deu-lhe a liberdade e conquistou-lhe a confiança. Certo dia, confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.
  Durante algum tempo foram muito felizes, mas a Princesa foi ficando cada dia mais doente e cada dia mais triste…
  Um velho cativo das terras do norte, pediu então para ser recebido pelo Rei e revelou-lhe que a Princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. Então, os conselheiros, sugeriram ao rei que mandasse plantar amendoeiras por todo o reino. Muitas amendoeiras que, quando florissem, dariam à Princesa a ilusão das neves da sua terra…
   O Rei assim fez e no Inverno seguinte levou Gilda ao terraço mais alto do castelo.
  _ Ah!… exclamou ela extasiada.
  Lágrimas de alegria surgiram nos seus lindos olhos azuis. Ficou radiante, sentiu-se revigorar, sentiu que as suas forças regressavam ao presenciar aquela visão indiscritível do branco que se estendia a perder de vista…
   O Rei Mouro e a Princesa viveram longos anos de um amor intenso esperando ansiosos a chegada do mês de Fevereiro…
  O mês de Fevereiro trazia sempre, ano após ano, o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor!
 
 
 
  "" Chelb é uma cidade bela. Está situada numa colina.Tem um castelo e muralhas fortes. Possui belos palácios e mercados ricos.É habitada por Árabes…que sabem improvisar versos…""
  ( Al-Idrisi )
 

   Esta simples  descrição de Al-Idrisi, escrita no séc.X poderia ser a descrição da actual Silves  não fosse D. Sancho I tê-la reconquistado aos Mouros no Séc.XII…

 
 
Muralha do Castelo de Silves
 
 
    

5 thoughts on “O ALGARVE cobre-se de branco!…

  1. Ola minha querida,Mas que sortuda, amendoreiras em flor tão cedo…..ate fico com inveja (risos), ca para cima isso para já é impensável…Espero que estejas a ter uma bela semana e assim continue :)Beijocas!

  2. Neste mundo dos Blogues continuarás a ser, para mim, a Princesa Gilda. Porque gosto imenso desta lenda que fala de neve, amor, nostalgia…e de outras coisas que me encantam!Boa noite, Princesa!

  3. Posso desaparecer:por um minuto…por um dia…por um mês…Mas estarei sempre por perto !Posso até não te dizer:bom-dia…boa-tarde…boa-noite…Mas nunca te direiADEUS !Sabes por quê ?Porque os verdadeiros amigosnunca se esquecem…E tu estarás sempre no meu coração !Doce Amiga Cris BOM FIM DE SEMANA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s