A importância de saber chegar a casa a horas.

 

Mário Cordeiro, pediatra, disse numa conferência organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras  e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos.

A espera…..

Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar. Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras. Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida. Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.

Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.

Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.

Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.

Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.

in Boletim de Julho da Acreditar

Recebi por email.

É IMPORTANTE  DIVULGAR! ! ! . . .

2 thoughts on “A importância de saber chegar a casa a horas.

  1. Ola linda Mari,Nem sabes como fiquei contente ao encontrar-te la pelo meu cantinho….que saudades minha amiga…Quanto a esta tua entrada…acho que esse Senhor tem toda a razão….so tenho pena que esta sociedade seja feita cada vez mais a correr e sem tempo para nada…e infelizmente as crianças é que sofrem…….Eu bem digo que hoje em dia um jovem consciente tem que pensar muito bem antes de ter um filho….e quando digo isso quase sempre estou a pensar no tempo…que se tem, ou não tem, para dedicar a um filho…Um beijão querida!

  2. Amiga MaríCom tantos temas tremendamente importantes que a amiga tenta levar às pessoas;Não entendo porque fazem comentarios sem nada comentar…E se tentam comentar o fazem sem nexo.Menos mal que a amiga Mari, logo de seguida postou MONÓLOGO DE UMA MULHER MODERNAAí está uma boa resposta ou comentario a esta IMPORTANTE ENTRADARecordem mulheres e homens modernas (os), liberais e idiotas no meu Lar eu dedico todo o tempo possivel aosmeus filhos… primeiro porque os amo e depois porque serão os que me vam dar de comer na minha velhice os meus filhos e os filhos dos outros… eu tento cumprir o meu papel; mas quantos o FARÃO?Continue Amiga, porque seus temas são de extrema importancia.Um abraçoAmadeu Rafael

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s