Exposição “Anne Frank uma história para hoje.” – em ALBUFEIRA

 

 

Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, foi uma adolescente judia que morreu aos 15 anos num campo de concentração. O seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947 e é actualmente um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Anne e a sua família, juntamente com mais quatro pessoas, viveram 25 meses, durante a Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amesterdão, nos Países Baixos, denominado Anexo Secreto. Enquanto vivia no Anexo Secreto, Anne escrevia no seu diário, a que ela deu o nome de Kitty. Os longos meses de silêncio e de medo aterrorizante acabaram, ao ser denunciada aos nazis e deportada para os campos de concentração, onde viria a falecer. O Anexo Secreto tornou-se num famoso museu após a publicação do diário.

A exposição agora patente em Albufeira oferece um conteúdo extremamente actual para ser reflectido. A história é contada através da perspectiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos de nosso mundo actual, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como a tolerância, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.

Na abertura desta exposição, o Presidente da Autarquia, alertou para a necessidade de se continuar a lutar pelos direitos fundamentais das crianças, e salientou que tem vindo a ser esse o trabalho da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Albufeira, uma Instituição Oficial não Judiciária com autonomia funcional, que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação e desenvolvimento social.

Por seu turno, o Vereador responsável pela Educação, José Carlos Martins Rolo, agradeceu à Escola EB 2,3 Francisco Cabrita pela disponibilidade em ceder a sua Biblioteca para a continuação da Exposição, referindo que deste modo, “abre uma possibilidade única para as escolas do concelho. Convém relembrar que esta exposição tem duas vertentes. Uma para o público em geral e uma outra direccionada para as escolas. Pretende-se que outras escolas do concelho possam ali deslocar-se para visitar a exposição.

Se dúvidas existissem sobre a importância de Anne Frank, basta dizer que o seu diário faz parte do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação”.

5 a 17 de Maio
Edifício dos Paços do Concelho de Albufeira
( 1º e 2º andares)


18 a 27 de Maio – 10h00 – 17h00
Biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita – Albufeira

 

One thought on “Exposição “Anne Frank uma história para hoje.” – em ALBUFEIRA

  1. posso falar em nome dos nossos amigos o excelente bom-gosto com que somos brindados com histórias de pessoas que deixam sua marca. Graças a pessoas como Anne, hoje há espaço para reflexão e porque não, um confronto de idéias aos que hoje deixaram estes valores tão impotantes como a liberdade e a democracia. Bom é que ainda hoje ao abrir o Spaces possa eu desfrutar destes exemplos, que nos fazem ter esperançca e encorajaqmento, para acreditar que a tolerância e a paz na humanidade são possíveis . Os maus exemplos de homens públicos são os que mais me chegam ao conhecimento, mas aqui vão meus agradecimentos a você por este post; não há coisa mais eficaz e duradoura que plantar uma semente e cuidar desta pequena planta, no que se configura ao meu ver, a educação, que vai além deste aspecto pedagógico, é como um bastão que se passa nesta grande corrida da vida, e que você Mári, por aqui , tem corrido muito bem! Um imenso abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s