CUIDE do seu CORAÇÃO. Só tem um…

 

 

 

O CORAÇÃO HUMANO: FACTOS
 

1.  O seu coração bate cerca de 1000.000 vezes por dia, bombeando em média 7560 litros através de 96550 km de vasos sanguíneos que nutrem os nossos órgãos e tecidos.

2.  Um coração masculino pesa em media 285 gramas; o da mulher cerca de 250 gramas. Os sintomas de ataque cardíaco também podem ser diferentes. A mulher tende a ter náuseas, dispepsia e dores nos ombros; os homens têm dor no peito com irradiação para a mandíbula ou braço esquerdo.

3.   O coração de uma pessoa risonha bombeia mais 20% de sangue, ajudando a aliviar o stress relaxando e expandindo as paredes dos vasos sanguíneos.

4.   A elevação abrupta no cortisol matinal (a hormona do stress) pode causar a ruptura de uma placa de colesterol, hipertensão arterial ou aumento da frequência cardíaca.

5.  Uma boa saúde sexual pode significar um coração saudável. Os homens que têm orgasmos entre 3 e 4 vezes por semana podem evidenciar fortes benefícios na protecção cardiovascular. Inversamente, a disfunção eréctil não augura nada de bom, indicando na maioria dos casos uma grave aterosclerose coronária.

Dr. Luís Romariz
 

 

 

 

 

O Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 25 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda uma pós-graduação pela Harvard Medical School e é membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto

2 thoughts on “CUIDE do seu CORAÇÃO. Só tem um…

  1. Agradecemos pelo sempre bom gosto das suas postagens. Permita-me colocar aqui, referente a este assunto, que, independente da cultura, hábitos, história e desenvovimento científico, aqui tão bem relatado pelo Dr. Luis Romariz, nós somos, por nossa natureza humana, bem voltados ao simbólico, em especial no que refere a este órgão tão importante do nosso corpo; ainda por influencias do romantismo de 200 anos atrás, em geral toma-se este tema de forma emocional; é tão evidente na verdade a importancia de um coração saudável que em muitos casos a negaçcão desta realidade é nossa maior inimiga; em particular os homens que, sob a crença de uma suposta invulnerabilidade, relutam em fazer exames periódicos de saude, negam até mesmo buscar soluções que otimizariam sua vida pessoal, social e até sexual, negam em nome de uma histórica onipotência, para preservar esta “síndrome do Clark Kent”, para que ninguem desconfie da sua identidade, a de um ser humano comum. As coisas do coração remetem-se ao que na verdade está no hipotálamo, parte central do cérebro que recebe os estímulos dos lobos cerebrais e definem nossa emoções, e não neste tão ilustre e digna parte do nosso corpo. Cabem a estes que façam as pazes com a ciência e assim passem a se amar mais, cuidando deste fiel coração. Um imenso abraço para ti. Mári!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s